qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Maria Drekener, secretária de Assistência Social, comenta sobre a situação dos moradores de rua

“Eles sabem que não podemos tirá-los dali”, comentou Maria.
Maria Dreckner, secretária Municipal de Assistência e Inclusão Social (Foto: Gabriela Lopes/AP)

Na manhã desta quinta-feira (15), durante uma entrevista para o programa Jornal da Manhã, da Rádio RCC FM, Maria Drekener, secretária de Assistência e Inclusão Social de Sant’Ana do Livramento, falou sobre a situação crítica das pessoas em situação de rua.

A secretária disse que o município está trabalhando em cima de um plano, com legislação específica, que depende do Estado e do Governo Federal para atender esse público, contudo deve-se aguardar a aprovação.

Maria explicou que pessoa em situação de rua geralmente se dá pelo estado de drogadição, vícios ou algum outro motivo e não querem conviver em seu ciclo familiar, com isso acabam buscando a rua, diferentes dos moradores de rua, que não possuem um lar.

Ela falou também sobre o albergue municipal, que nem todos os abrigados se submetem ao regimento do local e, dessa forma, preferem a rua.

Drekener falou que a Secretaria de Assistência Social realiza busca ativa dos moradores de rua três vezes por semana, das 20h às 2h, convidando-os a irem para o albergue municipal. Disse também que o trabalho realizado nessas situações, apresenta muita dificuldade. “Eles sabem que não podemos tirá-los dali”, comentou Maria.

Por Carlos Higgie: “‘Eu Sou Augusto’: uma noite de autógrafos que ecoa memória, identidade e resistência”

Por: Jornalista Nilson Carvalho ativista social, Embaixador dos Direitos Humanos e Cultural  Na próxima quinta-feira, 18 de setembro, às 19h, o Bahia Plaza Hotel – Busca Vida será palco de muito mais do que uma simples noite de autógrafos. O lançamento do romance “Eu Sou Augusto”, do escritor Carlos Higgie, é um convite à reflexão profunda sobre a vida, a memória

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con