seg, 28 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Governo reforça demandas do Estado em Brasília

Por Renata da Silva Spanhol / Ascom Sedec

As ações de apoio à reconstrução do RS após as enchentes foram pauta de uma série de compromissos do governo do Estado nesta terça-feira (14/8). O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, acompanhou o governador Eduardo Leite em parte da agenda e também participou de uma reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

As demandas do Estado foram discutidas ao longo de todo o dia. Na Câmara, o titular da Sedec se reuniu com deputados federais para falar das ações no enfrentamento da calamidade e pedir mais efetividade da União nas medidas de auxílio. No Congresso Nacional, Polo acompanhou a coletiva de imprensa organizada por parlamentares gaúchos e lideranças do movimento SOS Agro, que também teve a participação do governador Eduardo Leite, quando foram cobradas medidas mais abrangentes de apoio aos produtores rurais afetados pelas enchentes.

No MGI, Polo se reuniu com o secretário de Patrimônio da União, Lúcio Geraldo de Andrade, para falar sobre questões envolvendo a região portuária do sul do Estado. Representantes da Porto/RS também estiveram presentes.  Na agenda, também esteve a participação no Fórum Nacional Eólico, onde Leite foi palestrante. No evento, que reúne autoridades, líderes da indústria e especialistas do setor, o governador destacou a investidores o potencial do Estado para o desenvolvimento de projetos nesta área.

Polo considerou a ida a Brasília produtiva. “Tivemos uma agenda intensa, discutindo  as medidas necessárias para a reconstrução do RS em diversos setores. Continuamos cobrando o governo federal para que seja mais célere e efetivo em suas ações. O RS merece retribuição por toda a contribuição que fez – e continua fazendo – para o Brasil”, disse.

Serasa avalia sentimento do trabalhador brasileiro às vésperas do 1º de Maio

• Pesquisa especial capta percepção sobre mercado de trabalho e futuro profissional. • 63% dos trabalhadores se dizem satisfeitos com a posição que ocupam hoje. • Salário melhor (32%) e qualidade de vida (27%) são principais motivadores para quem busca nova oportunidade no mercado. • 21% sentem falta de oportunidade para crescer no trabalho. • 59% dos entrevistados se sentem