qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Morning Express

Germano Rigotto Foto: Cedida

🟡 Mercados com sinais mistos às 5h40 de Brasília: S&P +0.12%, Dow Jones -0.03%, Nasdaq +0.20%, e o índice europeu STOXX600 +0.02%.

🇺🇸 ECONOMIA: Os investidores esperam ter pistas melhores do estado da economia esta semana, depois que os recentes temores de uma desaceleração do mercado de trabalho assustaram os investidores e abalaram o mercado.

🇺🇸 DADOS DE INFLAÇÃO: Na terça-feira, é divulgado o índice de preços ao produtor de julho, seguido pelo índice de preços ao consumidor, na quarta-feira. As vendas de julho no varejo devem ser divulgadas na quinta-feira.

🇺🇸 TEMPORADA DE RESULTADOS 👇
✔️91% das empresas do S&P 500 já revelaram ao público seus balanços do 2º trimestre de 2024.
✔️ Receitas: apenas 47% das empresas mostraram surpresa positiva na linha de receita.
✔️ Lucros: embora 78% das companhias tenham reportado surpresas positivas.

Valor – Câmara fará esforço concentrado para regulamentar reforma
A Câmara fará três semanas de esforço concentrado no período de campanha nas eleições municipais: 12, 13 e 14 de agosto; 26, 27 e 28 do mesmo mês; e 9, 10 e 11 de setembro. Nas demais semanas até 6 de outubro, os deputados devem ficar em seus Estados. O projeto da reforma tributária deve ser o mais importante a ser votado nesse período.

Estadão – Regulação da reforma tributária e pacote de segurança: as prioridades da Câmara no segundo semestre
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer aprovar uma nova etapa da regulamentação da reforma tributária e uma PEC que endurece o combate a facções criminosas. No radar de Lira também estão um projeto de exploração turística em áreas ambientais preservadas e uma proposta para diminuir indenizações pagas por empresas aéreas por cancelamentos e atrasos.

Estadão – Senado define prioridades para o segundo semestre: reforma tributária e reoneração da folha
O Senado Federal retoma os trabalhos nesta semana tendo como prioridade votar projetos como a reoneração da folha e a dívida dos Estados, e decidir se coloca um freio no trâmite da regulamentação da reforma tributária, que passou na Câmara em regime de urgência.

Folha – Senado dá como certa indicação de Galípolo para comandar o BC
Esperado pelo mercado financeiro como o próximo presidente do Banco Central, o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, é hoje o principal coordenador das expectativas de inflação, e sua indicação para o cargo pelo presidente Lula já é dada como certa pelo Senado. “Não vai ter surpresa de última hora. Acho que é o Gabriel mesmo”, disse à Folha o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO). O senador já conta com a antecipação da indicação e afirma que irá pautar logo a sabatina e a votação.

Valor – Recuperação extrajudicial cresce com a adesão de grandes empresas
Os acordos de reestruturação extrajudicial têm ganhado fôlego no país e atraído grandes credores que buscam negociações diretas com devedores como forma de se resguardarem de uma crise mais severa nas empresas. Até julho, o valor da dívida negociada em recuperações extrajudiciais (RE) avançou 19% no ano, para R$ 8,9 bilhões, em relação a todo o ano passado.

Valor – Mercado se movimenta e antecipa lançamento do Pix por aproximação
A possibilidade de pagar com Pix apenas aproximando o celular de outro dispositivo deve chegar para algumas pessoas antes do esperado. O mercado vem se movimentando para entregar a solução para seus clientes mesmo antes da data prevista pelo Banco Central para entrada em vigor da chamada Jornada Sem Redirecionamento no “open finance”, que abrirá as portas para a implementação do Pix por aproximação via carteiras digitais de forma ampla.

O Globo – Petrobras tenta acelerar planos de ‘ser grande novamente’
A estatal, que chegou a ter como objetivo se desfazer de US$ 27 bilhões em ativos, busca recompor o portfólio com projetos dos quais não quer mais se desfazer, os que avalia recomprar e os que entraram no radar na nova gestão. A companhia prepara a volta a fertilizantes, renováveis e avalia se recompra refinarias.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con