sáb, 14 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 07 e 08.09.24
Aplateia Digital | 07 e 08.09.24

Última Edição

TCE-RS responde consulta sobre 13º salário para vereadores

Foi aprovado pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em sessão do dia 31 de julho, o Parecer Coletivo CT nº 8/2023, elaborado pela Consultoria Técnica (CT) da Corte, em resposta à Consulta encaminhada pelo Legislativo de Taquara sobre o pagamento de décima terceira remuneração aos Vereadores.

Acolhendo o voto do relator do processo, conselheiro Iradir Pietroski, o Pleno decidiu responder aos questionamentos formulados pelo consulente, com as seguintes pergunta: P1 – Faz-se necessária previsão expressa em lei local para o pagamento de 13º salário aos Vereadores, ou podemos atender por ser direito autoaplicável considerando o art 7º da Constituição Federal? R1 – É necessária a previsão em lei local do pagamento de décimo terceiro salário aos Vereadores, tendo em vista entendimento proferido pelo Supremo Tribunal Federal no Tema 484. P2 – Caso este Tribunal se posicione de maneira diversa da Nota Técnica 04/2020, como esta Presidência deve proceder no caso do 13º pago ano passado (2021)? R2 – Tendo em vista a orientação deste Tribunal, a partir da decisão proferida no Processo nº 008619-02.00/11-9, e, em atenção ao princípio da segurança jurídica e do disposto na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB (artigos 23 e 24), os pagamentos da décima terceira remuneração efetuados até o momento, sem previsão em lei local, são validos.

Da mesma forma, o Pleno recomentou no sentido de que o contido no Parecer Coletivo nº 8/2023 seja exigível unicamente a partir da próxima legislatura, com início em 1º de janeiro de 2025. Também encaminhar cópia do Parecer, do voto do conselheiro-relator e da decisão ao consulente, a todos os Executivos e Legislativos Municipais do estado do Rio Grande do Sul, bem como à Associação Gaúcha de Municípios – AGM, à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs e à União de Vereadores do Rio Grande do Sul – Uvergs.

Acesse aqui o Parecer Coletivo nº 8/2023.
https://cloud.tce.rs.gov.br/s/PBxGxYEzKWGPwr8

Acesse aqui o relatório e voto.
https://cloud.tce.rs.gov.br/s/LPNKHECooJxtDKj

Acesse aqui a decisão da consulta.
https://cloud.tce.rs.gov.br/s/BrKTL3CsWWCq6Hx

TCE-RS e TCU organizam atuação conjunta de fiscalização no Estado

Técnicos dos Tribunais de Contas do Estado (TCE-RS) e da União (TCU) estiveram reunidos, na última sexta-feira (6), para organizar ações fiscalizatórias conjuntas para os recursos federais que estão vindo para o Rio Grande do Sul. O objetivo da parceria é acompanhar a implantação e operacionalização dos auxílios financeiros instituídos pelas Medidas Provisórias 1219 e 1228/2024 (Auxílio Reconstrução), destinados a

BABILÔNIA EM CHAMAS! OPS, É O BRASIL

Buenas! “Babilônia em chamas, chamas da destruição!” Conhecem a música da banda de reggae Tribo de Jah? Se não conhecem a música, estão conhecendo os efeitos do que nela é enunciado, quase dando para ouvir as trombetas do apocalipse ao fundo. Nunca antes queimadas tão intensas tomaram conta de nosso país, nem tanta fumaça cobriu nosso céu de norte a