sáb, 14 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

TCE-RS responde consulta sobre 13º salário para vereadores

Foi aprovado pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em sessão do dia 31 de julho, o Parecer Coletivo CT nº 8/2023, elaborado pela Consultoria Técnica (CT) da Corte, em resposta à Consulta encaminhada pelo Legislativo de Taquara sobre o pagamento de décima terceira remuneração aos Vereadores.

Acolhendo o voto do relator do processo, conselheiro Iradir Pietroski, o Pleno decidiu responder aos questionamentos formulados pelo consulente, com as seguintes pergunta: P1 – Faz-se necessária previsão expressa em lei local para o pagamento de 13º salário aos Vereadores, ou podemos atender por ser direito autoaplicável considerando o art 7º da Constituição Federal? R1 – É necessária a previsão em lei local do pagamento de décimo terceiro salário aos Vereadores, tendo em vista entendimento proferido pelo Supremo Tribunal Federal no Tema 484. P2 – Caso este Tribunal se posicione de maneira diversa da Nota Técnica 04/2020, como esta Presidência deve proceder no caso do 13º pago ano passado (2021)? R2 – Tendo em vista a orientação deste Tribunal, a partir da decisão proferida no Processo nº 008619-02.00/11-9, e, em atenção ao princípio da segurança jurídica e do disposto na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB (artigos 23 e 24), os pagamentos da décima terceira remuneração efetuados até o momento, sem previsão em lei local, são validos.

Da mesma forma, o Pleno recomentou no sentido de que o contido no Parecer Coletivo nº 8/2023 seja exigível unicamente a partir da próxima legislatura, com início em 1º de janeiro de 2025. Também encaminhar cópia do Parecer, do voto do conselheiro-relator e da decisão ao consulente, a todos os Executivos e Legislativos Municipais do estado do Rio Grande do Sul, bem como à Associação Gaúcha de Municípios – AGM, à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs e à União de Vereadores do Rio Grande do Sul – Uvergs.

Acesse aqui o Parecer Coletivo nº 8/2023.
https://cloud.tce.rs.gov.br/s/PBxGxYEzKWGPwr8

Acesse aqui o relatório e voto.
https://cloud.tce.rs.gov.br/s/LPNKHECooJxtDKj

Acesse aqui a decisão da consulta.
https://cloud.tce.rs.gov.br/s/BrKTL3CsWWCq6Hx

Resumo de sábado – 14/06/2025

  Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais e reportagens de capas de revistas   CORREIO BRAZILIENSE – Israel e Irã aterrorizam o mundo com bombas e morte   O ESTADO DE S. PAULO – Mísseis do Irã atingem Tel-Aviv após Israel ampliar ofensiva   O GLOBO – Irã revida, troca ataques com Israel, e conflito escala   FOLHA

A prisão injusta do General Braga Netto, mantida há quase seis meses, sem nenhum tipo de condenação e baseada em acusações frágeis, tem que acabar! Se, até mesmo, a imprensa reconhece que tal restrição de liberdade é descabida, o que falta para soltá-lo? Braga Netto não é, nem nunca foi, ameaça para a democracia.