dom, 14 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Deputado Delegado Zucco e Deputado Zucco

Ilmo. Sr. Presidente:

Ao cumprimentá-lo aproveito o ensejo para a requerer à Vossa Senhoria, que cientifique a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) sobre o ato desdenhoso praticado por torcedores do Corinthians que simularam estar nadando em direção à torcida do Grêmio, durante o empate por 0 a 0 entre as equipes, na última quarta-feira (31/07), pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Os torcedores estavam no setor leste inferior da Neo Química Arena. Naquela oportunidade, um homem vestindo uma camisa laranja e outro com uma preta fizeram gestos como se estivessem nadando e olharam diretamente para onde estavam os torcedores gremistas, fato notório que foi noticiado por diversos veículos de comunicação em âmbito, regional, nacional e internacional.

O gesto vem meses após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, que culminaram com 155 mortos; 445 desaparecidos; 91,5 mil desabrigados; 644 mil desalojados; 8,7 mil feridos e enfermos e 3,1 milhões de pessoas afetadas.

Tal fato configura, em tese, violação ao disposto nos artigos 50, §1º, incisos III, V, VI e VIII das Normas Gerais sobre o Desporto; artigos 191 e 243-G do Código Brasileiro de Justiça Esportiva e artigos 79 e 135, incisos II, IV e VIII, do Regulamento Geral de Competições da CBF.

Em consequência disso, solicita-se que Vossa Senhoria remeta o Ofício epigrafado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), para adoção das providências cabíveis, com o escopo de punir severamente os torcedores envolvidos e o Sport Club Corinthians Paulista pelo fato retro narrado, no rigor da lei.

Ofício nº 26

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada