qua, 18 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 14 e 15.09.24
Aplateia Digital | 14 e 15.09.24

Última Edição

Adão Pretto e PT Nacional ingressam no STF contra lei que criminaliza movimentos sociais

Deputado Estadual Adão Pretto

Foi protocolada na última sexta-feira (2), no Supremo Tribunal Federal (STF), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), contra um projeto promulgado pela Assembleia Legislativa gaúcha, que prevê sanções a pessoas que participarem de ocupações no Rio Grande do Sul. A iniciativa de contestar a constitucionalidade da lei que entrou em vigor em julho partiu do deputado Adão Pretto Filho e do PT nacional, através da presidenta do partido Gleisi Hoffman.

O parlamentar afirma que o projeto, apresentado pela extrema-direita, tem objetivo único de punir e intimidar integrantes dos movimentos sociais. A lei foi promulgada pelo presidente da Assembleia após ser aprovada no Legislativo e não ter sido vetada pelo governador Eduardo Leite.
Dentre as sanções impostas pela legislação aprovada está a vedação de pessoas que participaram de ocupações em ocupar cargos públicos no Rio Grande do Sul.

“Estamos diante de um projeto preconceituoso, que tem como foco a intimidação de quem luta para ter um teto para morar, um espaço para plantar. O direito à moradia e à terra estão previstos na Constituição Federal”, explica Adão Pretto.

A lei aprovada fere direitos fundamentais das pessoas — especialmente integrantes de movimentos sociais, proibindo e reprimindo aqueles que buscam moradia e produção, e violando princípios constitucionais, entre outros o da função social da propriedade e o da vedação do retrocesso social.

“Nossa expectativa é reverter o quanto antes essa lei e devolver às pessoas o direito à livre manifestação”, conclui o deputado.

Aplicativo SmartBus começa a operar em Livramento

Tecnologia permite que o usuário acompanhe pelo smartphone horários e itinerários dos ônibus. Seja para trabalhar pela manhã, ou ir à escola, centenas de santanenses utilizam o transporte coletivo diariamente no município.

Kilos de droga, armas, municiones y menor detenido en Rivera

En la jornada de este miércoles 18 de setiembre una nueva acción policial llevada a cabo en la ciudad de Rivera, arrojó resultado positivo. En esta ocasión tras un trabajo de inteligencia llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera, se llevó a cabo un allanamiento en la zona de barrio Cerro

Presidente do TCE-RS é convidado para palestrar no seminário da União Parlamentar do Mercosul

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, que também preside Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), nesta terça-feira (17), recebeu o convite para palestrar no Seminário Internacional da União Parlamentar do Mercosul, que será realizado em Uruguaina, nos dias 7 e 8 de novembro. O convite foi entregue pelo diretor de