ter, 17 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

DESRESPEITO E ENROLAÇÃO COM O AGRO GAÚCHO

Tão aguardada pelos agricultores gaúchos, a Medida Provisória 1247/2024, do Governo Federal, que autoriza a concessão de subvenção econômica a produtores atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul trouxe mais preocupação do que soluções.

“É lamentável aguardar tanto tempo para ter uma Medida Provisória que não traz clareza e objetividade no atendimento das reais necessidades dos nossos agricultores gaúchos”, sintetiza o deputado federal Afonso Hamm.

Hamm ainda salienta que é inadmissível que o Governo Federal depois de tantas reuniões e busca de informação deixe de fora as demandas dos agricultores para renegociação das dívidas com prazo de carência mínima de dois anos. “É importante a anistia e os descontos parciais de investimentos para quem perdeu tudo ou quase tudo, mas ainda há uma burocracia exagerada que condiciona quem produz no campo a se tornar refém do sistema bancário.

A questão dos produtores que já vinham perdendo com estiagens, cheias e enxurradas, teve o ápice com as enchentes de maio de 2024, o que inviabilizou o setor produtivo. Mesmo assim, o governo federal não concedeu prazo para a renegociação das dívidas, que podem afetar toda a economia de um estado que foi reconhecido pela União em estado de calamidade, já que o setor produtivo é a base da economia.

Os produtores estão lutando contra o tempo. O calendário agrícola é emergente e a situação não pode aguardar mais. E, por isso, o alongamento das dívidas é fundamental para atender os produtores. “Precisamos que essa renegociação seja efetivada sob pena dos produtores não terem viabilidade do cultivo da safra”, enfatiza.

Outro ponto inaceitável é que esse modelo de negociação torna o produtor rural mais refém das instituições financeiras. Portanto, o governo tinha todas informações, com laudos da Emater e detalhamentos, no entanto, protelou os debates e transferiu responsabilidade ao Congresso Nacional, emitindo a MP durante o recesso parlamentar, criando esvaziamento.

O Governo Federal tem obrigação de estabelecer providências como já vários governos fizeram em situação de menor dimensão do que essa tragédia climática no RS.

O deputado federal Afonso Hamm reitera o apoio integral a pauta do SOS AGRO e reforça que no dia 8 de agosto estará junto com os produtores no Tratoraço, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre.

Polícia Civil prende homem durante Operação Saqueadores em Livramento

A Polícia Civil, através de agentes da DP de Santana do Livramento, com apoio de agentes da DRACO, DPPA e Brigada Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de indivíduos suspeitos de praticar, em dias e vítimas distintas, dois roubos de valores. Um indivíduo, 48 anos, foi autuado em flagrante por posse de arma de uso restrito e

General Hamilton Mourão através do X (sntigo Twitter)

“A última barbaridade do governo do PT foi querer que o STF impeça o acesso do povo brasileiro à justiça! Agora, após o vergonhoso caso do roubo no INSS, Lula busca judicializar a questão, querendo impedir que as vítimas possam pedir indenizações por danos morais, justa reparação por crimes que ocorreram dentro de uma instituição controlada pelo governo. Vítimas são

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A