sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Justiça uruguaia formaliza envolvidos no homicídio de Rodrigo “Loly” Fontana

Segundo a Fiscal, o crime pode ter ligação com redes de tráfico de drogas

Na última quarta-feira (24), a justiça uruguaia formalizou os envolvidos no homicídio de Rodrigo “Loly” Fontana, ocorrido em Sant’Ana do Livramento no sábado anterior (20). Quatro indivíduos foram formalmente indiciados e suas penas determinadas após audiência.

Um dos homens, identificado como T.M.B., de 29 anos, foi indiciado como coautor do homicídio, particularmente agravado pela premeditação e cometido na presença de menores. Após a audiência, o juiz responsável decretou sua prisão preventiva por 120 dias.

Além dele, duas mulheres, V.M.B. e M.C.S.L., ambas de 30 anos, foram condenadas por encobrimento do crime. As duas receberam pena de cinco meses de prisão, a ser cumprida em regime de liberdade provisória.

Na tarde de quinta-feira (25), um quarto indivíduo, J.D.B.P, foi condenado a 16 meses de prisão por ser cúmplice no homicídio. A operação que levou às prisões foi resultado de uma colaboração entre autoridades uruguaias e a Polícia Civil de Livramento.

A investigação segue sob a supervisão da Direção de Investigações do Comando da Polícia de Rivera e da Procuradoria Semi-Especializada do Terceiro Turno, buscando esclarecer todos os detalhes do crime. 

Durante a conferência de imprensa, a reportagem do jornal A Plateia perguntou à fiscal se as pessoas formalizadas estavam ligadas a alguma associação criminosa. A Fiscal, Doutora Alejandra Domínguez, respondeu: “Sempre existe, sabemos que o fundo é o tráfico de drogas”, sugerindo uma possível ligação com redes de tráfico de drogas

RELEMBRE O CASO:

No sábado (20), por volta de meio-dia, um vídeo que circula nas redes sociais capturou o exato momento em que o atirador chega de motocicleta e efetua os disparos que tiraram a vida de Rodrigo Fontana, de 37 anos. O homem, de nacionalidade argentina, foi morto com pelo menos sete tiros. Ele estava acompanhado de sua família. A Brigada Militar foi acionada, assim como a Polícia Civil e o IGP. No vidro lateral, ao lado do motorista, restaram sete perfurações feitas pelos projéteis. Os peritos do IGP encontraram no chão, próximo ao veículo, oito estojos deflagrados.

A motocicleta, com placa RAA 8030, utilizada no crime, foi encontrada pela Brigada Militar abandonada e incendiada em via pública minutos mais tarde na Rua 15 de Novembro, esquina com a Rua dos Andradas.

Segundo informações apuradas pelo jornal A Plateia, a vítima tinha antecedentes por tráfico e já havia sido presa pela polícia uruguaia, inclusive com mandado da INTERPOL, mas estava em liberdade.

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada