sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

DAE realiza trabalho de conscientização na rua Ari Rodrigues

Esgoto mal tratado pode prejudicar obras e meio ambiente

O Departamento de Água e Esgotos (DAE) realizou, nesta semana, um trabalho de conscientização sobre o tratamento adequado do esgoto, com os moradores da rua Ari Rodrigues, na Morada da Colina. A mobilização se deu após a Autarquia constatar que o esgoto de algumas residências estavam sendo tratados de maneira irregular e que, além de ser um crime ambiental, ainda comprometeria a obra de colocação de pavers na via.

Conforme o diretor de Planejamento do DAE, Bruno Machado, a situação passa por um problema cultural na cidade. “As águas cinza são largadas para a rua, como água de máquina e de chuveiro. Então, o pessoal larga para a rua e a gente recebe todos os dias inúmeras reclamações dos vizinhos que não aguentam mais águas sendo jogadas na frente da sua casa, pessoas que estão certas”, comentou.

Bruno explicou que a água da máquina não é água limpa. “Tem sabão, tem produtos químicos e isso está infiltrando para o nosso solo e a gente tem o aquífero, está contaminando a água que a gente vai consumir depois. Então, é um problema ambiental gravíssimo”.

O morador Rogério Silva conversou com a reportagem do Jornal A Plateia e comentou que após uma conversa, o DAE está fazendo a comunidade compreender a importância das adequações e que ele trabalhará para fazer a regularização da sua residência. “Todos nós precisamos cooperar”, finalizou.

DESACATO

Na última quarta-feira (24), o DAE esteve na rua Ari Rodrigues com o reforço da Brigada Militar, pois no dia anterior uma servidora foi desacatada por um morador que foi desrespeitoso e agressivo, o que ocasionou na confecção de um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada