seg, 7 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Pix automático é adiado para junho de 2025

Banco Central prevê mais segurança e praticidade
Imagem: Brenda Rocha - Blossom/shutterstock.com

Nesta segunda-feira (22), o Banco Central anunciou que o lançamento do “PIX Automático” foi adiado para 16 de junho de 2025. A primeira previsão era que acontecesse em outubro deste ano.

A modalidade PIX Automático poderá ser usada para cobranças recorrentes, com:

• Contas de energia e água
• escolas e faculdades
• academias, condomínios
• parcelamento de empréstimos

A ideia é permitir que o cliente agende antecipadamente pagamentos que ele já sabe que precisam fazer a empresas.
Hoje, isso pode ser feito no débito automático, porém as empresas precisam fechar parceria com as instituições financeiras para que o serviço esteja disponível.

O Banco Central tem a percepção que o PIX Automático pode alcançar mais pessoas, porque não vai exigir esse acordo entre o banco e a empresa prestadora do serviço.
O cliente vai autorizar o débito recorrente, de forma automática, por meio do seu celular ou computador. Não haverá a necessidade de confirmação com senha a cada débito, e nem cobrança de tarifa das pessoas físicas

PIX agendado Recorrente para outubro:

Para 28 de outubro deste ano, o Banco Central manteve o lançamento do PIX Agendado Recorrente.
Segundo o Banco Central, essa modalidade será semelhante a uma transferência e válida para pagamento entre pessoas físicas, diferente do Pix Automático, que só pode ser feita para pessoas jurídicas, com CNPJs ativos.

Vai valer, por exemplo, para pagamentos de aluguel (entre pessoas físicas) e serviços como personal trainer, diarista e terapeuta, por exemplo.

Vote Zucco – Categoria Melhores na Câmara

⚠ ATENÇÃO, AMIGOS!

🏆 Chegou a hora de mostrar a nossa força no Prêmio Congresso em Foco 2025!
Conto com o teu voto na categoria “Melhores na Câmara”.

Oposição denuncia campanha de ódio patrocinada pelo governo e pede convocação de ministros para prestar esclarecimentos

Zucco alerta que Palácio do Planalto pode estar financiando rede de desinformação e incitação à violência com recursos públicos. Caso de professor da UERJ expõe os efeitos da radicalização promovida pelo PT. O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), protocolou nesta segunda-feira (7) requerimentos de convocação dos ministros Frederico de Siqueira Filho (Comunicações) e Sidônio