qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Cirurgiã-dentista Mariana Freitas 

A saúde bucal e a longevidade

A necessidade de visitas regulares ao dentista já é bastante recomendada como prevenção de doenças e manutenção da saúde como um todo. Quem nunca ouviu aquela máxima “a saúde começa pela boca”? Estes cuidados, no entanto, não devem ser tomados apenas durante a infância e juventude. Durante a vida adulta e, principalmente, com a chegada da melhor idade, esse cuidado se faz ainda mais necessário.

Estudos como o desenvolvido pelo instituto Health, examinaram as relações entre as condições bucais e as gerais, ou seja, a nutrição, o desempenho físico, a capacidade funcional, a necessidade de cuidados de longa duração e a longevidade.

Os idosos analisados que tinham menos de 28 dentes relataram um significativo consumo menor de cenouras, saladas e fibras alimentares em comparação àqueles com a dentição mais completa.

Eles também apresentaram menores níveis de betacaroteno (antioxidante presente em plantas, ácido fólico e vitamina C), indicando que a condição dentária afetava significativamente a dieta e a nutrição.

O organismo mal nutrido, entre outras debilidades, dificulta a locomoção de idosos, aumentando os riscos de quedas. Um estudo recente da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca indica que a mortalidade acumulada em um ano em decorrência de tombos é de 25,2% em idosos vítimas de quedas graves e de 4% nos que sofreram acidentes mais leves.

A nossa saúde funciona como uma série de engrenagens em uma fábrica, cuidando dos pequenos detalhes e processos temos como consequência longevidade e qualidade de vida. Para longe dos estereótipos, cada vez mais o envelhecimento deixa de ser sinônimo de debilidades. Como profissionais da saúde sempre incentivamos a prática de exercícios físicos, boa alimentação e cuidados com a saúde. Esse cuidado reflete no aumento da expectativa de vida e no aumento do número de pessoas que desfrutam do que chamamos de maturidade ativa.
A Odontologia Integrada dispõe de inúmeros cuidados e tratamentos para esse momento da vida. Procedimentos que visam o restabelecimento e a manutenção da saúde bucal, como: Profilaxias, restaurações de dentes cariados ou fraturados, próteses e implantes para repor dentes perdidos, tratamentos estéticos odontológicos e harmonizações orofaciais. Assim devolvemos saúde, função e estética aos rostos e sorrisos de nossos pacientes.

Endereço: Av Almirante Tamandaré n 2101 Sala 301
Telefone: (55) 3243-5340
Instagram: @marianafreitasdentista
Facebook: Mariana Freitas

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já