qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

PSOL retira sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio a Aquiles do PT

Fabiano Benites deverá concorrer a vereador

A federação PSOL/REDE anunciou, neste sábado (20), a retirada da pré-candidatura a prefeito do advogado Fabiano Benites (PSOL) e, por consequência, manifestou “apoio crítico” ao Partido dos Trabalhadores e a seu pré-candidato a prefeito Aquiles Pires.

Segundo uma nota divulgada pelo partido, a decisão se deu por entender que Aquiles está em melhores condições eleitorais para vencer o que chamaram de um “projeto de exclusão social da extrema direita, hoje representado na figura da atual prefeita”, bem como por entender que suas bandeiras de luta encontrarão mais espaço para discussão e implementação no futuro governo do PT e seus aliados.

“A Federação PSOL/REDE santanense ressalta que não participará da coligação, mantendo suas respectivas independências para cobrar do futuro governo as principais propostas e projetos que venham beneficiar as/os Trabalhadoras/es e o povo de nossa cidade”, diz trecho.

Entre as bandeiras do PSOL Santanense estão: a recriação da Secretaria de Habitação, com objetivo de apoiar a construção de moradia popular, banco da terra e regularização fundiária das ocupações; Tarifa Zero no transporte público; DAE público e solidário; Santa Casa de Misericórdia 100% SUS; pagamento dos pisos nacional da enfermagem e educação; aumento do repasse para o expediente administrativo das trabalhadoras demitidas da SC; apoio às universidades, IFSul e Polo UAB; escola tempo integral, prioritariamente para a escola Maurício Cardoso; apoio aos pequenos produtores e reforma agrária para os santanenses.

Fabiano Benites ressalta que um cargo eletivo fortalecerá as lutas históricas do PSOL e, em razão disso, passa a ser pré-canditado à vereança a partir deste anúncio.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são