qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Presidente e auditores do TCE-RS participam de painel sobre calamidade pública na Famurs

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, e os auditores de Controle Externos, além da diretora-geral, Ana Lucia Pereira; do diretor de Controle e Fiscalização, Roberto Tadeu de Souza Júnior, e o coordenador da Consultoria Técnica, Evandro Homercher, integraram hoje (17), o painel “Atuação dos poderes e órgãos de justiça e controle nas ações de enfrentamento à calamidade pública”, no 42º Congresso da Famurs, na Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre.

Participaram ainda do painel o desembargador Alberto Delgado Neto, presidente do Tribunal de Justiça,o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e, como mediadora, Ana Ziulkoski, coordenadora da área jurídica da Famurs.
Durante o painel foram discutidos aspectos referentes aos desafios dos municípios na recuperação dos danos causados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O conselheiro Marco Peixoto salientou que o TCE-RS tem adotado uma postura orientativa e de diálogo, desenvolvendo uma ação mais preventiva.

O presidente do TCE-RS também apresentou exemplos da atuação do órgão neste período de crise climática. Destacou o Pedido de Orientação Técnica (POT) aprovado pelo Tribunal Pleno do tribunal, que trata dos gastos com a saúde. Cito, ainda, a elaboração de cartilhas, como a do estado de emergência e a de captação de recursos públicos, do acompanhamento das ações de resiliência climática, além de ações em conjunto com o TCU no acompanhamento de reconstrução de rodovias e de verbas federais destinadas ao Estado.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são