qua, 17 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

A importância da fisioterapia respiratória para melhor qualidade de vida

A fisioterapia respiratória pode ser realizada em pacientes de qualquer idade e tem como objetivo melhorar a oxigenação do sangue, diminuir o trabalho respiratório, reeducar a função respiratória e prevenir complicações.

Silvia de Souza Soares, fisioterapeuta, conversou com a reportagem do Jornal A Plateia sobre o funcionamento e importância da fisioterapia respiratória. ”A fisioterapia respiratória é a técnica usada tanto na prevenção, como no tratamento de  complicações respiratórias, com o objetivo de melhorar a ventilação e expansão pulmonar, diminuir o trabalho respiratório, eliminar secreções, melhorar a mobilidade torácica e fortalecer a musculatura”, disse a profissional.

Silvia explicou que a fisioterapia respiratória apresenta duas finalidades, podendo ser de reabilitação ou prevenção.

Silvia de Souza Soares, fisioterapeuta

Na reabilitação, o trabalho é direcionado à patologia do paciente, melhorando a oxigenação dos pulmões, a capacidade respiratória e, consequentemente, a qualidade de vida. 

A prevenção é utilizada, principalmente, em casos pré-operatórios e pós-operatórios, evitando futuras complicações. 

“O inverno é um aliado das doenças respiratórias, pois em razão da temperatura a imunidade cai, a respiração fica mais curta e a probabilidade de gripe é maior”, concluiu Silvia.

O importante trabalho dos fisioterapeutas, que atendem o sistema respiratório, são as técnicas manuais. Além disso, quando necessário, são utilizados incentivadores respiratórios, equipamentos para reexpansão pulmonar, entre outros.

Cursos Profissionalizantes Gratuitos estão com inscrições abertas 

Estão abertas, de 16 a 19 de setembro, as inscrições para os cursos profissionalizantes presenciais, voltados para jovens a partir dos 16 anos e adultos. São oferecidas 25 vagas por curso, com carga horária de 50 horas, em áreas bastante procuradas pelo mercado de trabalho: maquiagem, manicure, costureira(o), padeiro básico, libras básico, informática básica, eletricista básico e pintor. As inscrições