ter, 2 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Secretaria de Trânsito realiza Blitz Educativa

Blitz tem como objetivo apenas conversar e educar motoristas
Foto: Gabriela Lopes/AP

Durante esta manhã de sexta-feira (12), o repórter Marcelo Pinto realizou uma entrevista com Mansilha, Agente de Trânsito, com o objetivo de compreender quais eram os objetivos e ações tomadas durante a blitz que foi localizada próximo a Unidade Básica de Saúde na Av. Daltro Filho. 

“Quando o motorista vai parando, tirando o documento, a gente já brinca que ‘é o seu dia de sorte’ para descontrair um pouquinho” – explica o agente – “se é habilitado ou não é, se existe algum problema de documentação, a gente não faz essa consulta no ato, pois tiramos esse tempo para conversar.”

Além da conversa, é entregue um folheto aos motoristas que contém informações sobre os perigos do desrespeito à legislação de trânsito. Como forma de aviso, ele usa de exemplo a ultrapassagem em faixa contínua, muito utilizada por motoristas: “o valor da multa é de R$ 1.467, além de 7 pontos na carteira.”

Ele afirma que esta não foi a única blitz educativa que aconteceu nessa semana e que estas atividades continuarão sendo realizadas durante os próximos dias e complementa com um apelo a todos sobre a conscientização no trânsito: “O valor [do dano material] a gente dá um jeito depois para pagar, […] o importante é a direção defensiva para o cuidado da nossa vida.”

General Hamilton Mourão através do Instagram

O Judiciário brasileiro consome 1,43% do PIB — valor quatro vezes mais que a média internacional de 0,3%. São mais de R$ 156 bilhões em 2023, e 80% desse montante vão para salários e benefícios de magistrados e servidores. Esse gasto exorbitante, pressiona as contas públicas mostrando que o sistema está inchado, caro e distante da eficiência que o trabalhador