qua, 9 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Projeto de lei propõe que usuários das UBSs e ESFs não aguardem mais as fichas do lado de fora

Proposto pela vereadora Eva Coelho (PL), projeto cria medidas para aumentar o conforto e a segurança dos pacientes
Foto: Carlos Eduardo/AP

Protocolado na terça-feira passada (02), o projeto de lei que conta com cinco artigos, determina que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) abram suas portas para o aguardo da distribuição de fichas na parte interna dos locais. Para isto, também é disposto que as UBS e as ESF se adaptem a esta nova regra, solicitando inclusive que existam assentos suficientes para acomodar no mínimo 80% da média diária de pacientes aguardando atendimento.

Como justificativa, a vereadora Eva Coelho (PL), proponente da matéria, apresenta cinco tópicos diferentes: promover a dignidade dos pacientes, aumentar o conforto e a segurança, reduzir riscos à saúde, melhorar a organização do atendimento e garantir a acessibilidade. “A aprovação deste projeto de lei se faz necessária para assegurar que todos os cidadãos do nosso município sejam atendidos com a dignidade e o respeito que merecem, garantindo um ambiente apropriado para a espera nas UBS e ESF.”

O projeto precisa passar pelas Comissões da Câmara Municipal e posteriormente pela deliberação do Plenário. Se aprovado pelos vereadores, o texto ainda precisa ser sancionado pela prefeita para valer.

Espetáculo “Alma Única” chega à fronteira

Em circulação há oito anos no Rio Grande do Sul, o espetáculo “Alma Única”, já visto em mais de 20 municípios, chega a Sant’Ana do Livramento e Rivera no dia 12 de julho (sábado). O público assistirá a uma fusão de música instrumental, dança e canto, que promete surpreender ao ir da música europeia à música brasileira e latina com