sáb, 25 de outubro de 2025

Projeto de lei propõe que usuários das UBSs e ESFs não aguardem mais as fichas do lado de fora

Proposto pela vereadora Eva Coelho (PL), projeto cria medidas para aumentar o conforto e a segurança dos pacientes
Foto: Carlos Eduardo/AP

Protocolado na terça-feira passada (02), o projeto de lei que conta com cinco artigos, determina que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) abram suas portas para o aguardo da distribuição de fichas na parte interna dos locais. Para isto, também é disposto que as UBS e as ESF se adaptem a esta nova regra, solicitando inclusive que existam assentos suficientes para acomodar no mínimo 80% da média diária de pacientes aguardando atendimento.

Como justificativa, a vereadora Eva Coelho (PL), proponente da matéria, apresenta cinco tópicos diferentes: promover a dignidade dos pacientes, aumentar o conforto e a segurança, reduzir riscos à saúde, melhorar a organização do atendimento e garantir a acessibilidade. “A aprovação deste projeto de lei se faz necessária para assegurar que todos os cidadãos do nosso município sejam atendidos com a dignidade e o respeito que merecem, garantindo um ambiente apropriado para a espera nas UBS e ESF.”

O projeto precisa passar pelas Comissões da Câmara Municipal e posteriormente pela deliberação do Plenário. Se aprovado pelos vereadores, o texto ainda precisa ser sancionado pela prefeita para valer.

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução chegam em Valência para segunda parte da missão internacional

Os cinco jovens gaúchos do programa Partiu Futuro Reconstrução chegaram nesta sexta-feira (24) a Valência, na Espanha, para dar continuidade à missão internacional de aprendizado e troca de experiências. Após quatro dias de intensa agenda em Barcelona, o grupo segue ampliando conexões e acumulando vivências que fortalecerão ações de transformação nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

TCE-RS aponta irregularidades em transporte escolar no município de Fontoura Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em análise ao relatório do Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo (SRPF), concedeu tutela de urgência apontando irregularidades no sistema de transporte escolar do Executivo Municipal de Fontoura Xavier. A decisão destaca falhas graves e atuais que comprometem a segurança dos alunos e a regularidade da execução contratual, além de indicar sérios