sex, 12 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Projeto de lei propõe que usuários das UBSs e ESFs não aguardem mais as fichas do lado de fora

Proposto pela vereadora Eva Coelho (PL), projeto cria medidas para aumentar o conforto e a segurança dos pacientes
Foto: Carlos Eduardo/AP

Protocolado na terça-feira passada (02), o projeto de lei que conta com cinco artigos, determina que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) abram suas portas para o aguardo da distribuição de fichas na parte interna dos locais. Para isto, também é disposto que as UBS e as ESF se adaptem a esta nova regra, solicitando inclusive que existam assentos suficientes para acomodar no mínimo 80% da média diária de pacientes aguardando atendimento.

Como justificativa, a vereadora Eva Coelho (PL), proponente da matéria, apresenta cinco tópicos diferentes: promover a dignidade dos pacientes, aumentar o conforto e a segurança, reduzir riscos à saúde, melhorar a organização do atendimento e garantir a acessibilidade. “A aprovação deste projeto de lei se faz necessária para assegurar que todos os cidadãos do nosso município sejam atendidos com a dignidade e o respeito que merecem, garantindo um ambiente apropriado para a espera nas UBS e ESF.”

O projeto precisa passar pelas Comissões da Câmara Municipal e posteriormente pela deliberação do Plenário. Se aprovado pelos vereadores, o texto ainda precisa ser sancionado pela prefeita para valer.

Tribunais de contas do país debatem saneamento em Porto Alegre

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), realizou, nesta quarta-feira (10), a cerimônia de abertura do II Congresso Nacional de Saneamento dos Tribunais de Contas. O evento ocorre até o dia 12, no auditório Romildo Bolzan do TCE-RS, em

Por Rodrigo Lorenzoni: HQ conta a história da PEC que protege o Hino Rio-Grandense

Para celebrar a Semana Farroupilha de 2025, período em que os gaúchos exaltam sua coragem, tradição e os valores que moldam a identidade do Rio Grande do Sul, está sendo lançada a História em Quadrinhos da Liberdade – “Querem Mudar o Nosso Hino”. Produzida como material de divulgação do mandato do deputado Rodrigo Lorenzoni, a HQ será distribuída como forma