O trabalho de estruturação da Agência de Desenvolvimento do RS foi tema da reunião na tarde de segunda-feira (8/7), no Forte Apache, no Centro Histórico. O objetivo do encontro foi avaliar o andamento da Agência e atualizar alguns eixos temáticos, principalmente em razão da enchente que atingiu o Estado.
O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, acompanhou a apresentação do projeto pelos técnicos e falou sobre o Plano da Agência de Desenvolvimento do Estado. “Esta é uma das metas do governo estadual: ter um planejamento robusto, detalhado, adequado á situação do RS e possível de ser implementado. O trabalho está sendo ajustado sempre que necessário e o processo para organização estrutural da Agência está encaminhado”, explicou.
Participaram também do encontro o secretário adjunto da Sedec, Derly Fialho e a assessora de Gabinete Ana Dixon.
Sobre a Agência de Desenvolvimento do RS
A Agência de Desenvolvimento do RS faz parte da Agenda de Desenvolvimento do Estado e tem como objetivo promover a execução de políticas públicas de desenvolvimento, relacionadas à atração de investimentos e de promoção comercial.
Conforme o projeto, compete à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) supervisionar a administração e a gestão da entidade e fiscalizar o cumprimento das metas e dos resultados.
De acordo com a justificativa enviada no projeto, que já foi protocolado na Assembleia Legislativa, a criação de um serviço social autônomo, com a finalidade de captar e atrair investimentos, é a forma mais assertiva de alavancar e diversificar a economia gaúcha, com aumento da criação de emprego, renda e arrecadação. O detalhamento da estrutura organizacional, das competências e das atribuições será estabelecido no estatuto da entidade.