dom, 13 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Tribunal reprova as contas de Ico referentes a 2020 e vereadores julgarão ex-prefeito

Ainda não tem data marcada para o julgamento acontecer na Câmara
Foto: Matias Moura/AP

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE/RS) reprovou, na última terça-feira (25), as contas da gestão do ex-prefeito de Sant’Ana do Livramento Ico Charopen (PDT), referentes ao ano de 2020. Durante a tramitação do processo, o conselheiro Estilac Martins Rodrigues Xavier, relator do julgamento, havia emitido um relatório e seu voto pela desaprovação das referidas contas, em virtude de inconformidades apontadas.

As contas foram colocadas em votação no último dia 02 de abril, mas durante a discussão foi concedida vista do processo ao Conselheiro Cezar Miola. Agora, após o julgamento do Tribunal, as contas serão encaminhadas à Câmara de Vereadores, para que os parlamentares julguem. No entanto, isso não tem previsão para acontecer.

Conforme apontado pela Equipe de Auditoria do TCE/RS, a gestão de Ico apresentou inconformidades, tais como:

Remessas de Informações: atrasos na remessa de licitações e contratos ao LicitaCon.

Sistema de Controle Interno: deficiência na legislação, adoção parcial de providências e ausência de previsão de recursos específicos ao Sistema de Controle Interno.

Gestão Orçamentária: abertura de créditos adicionais.

Gestão Fiscal: não utilização dos códigos de recursos vinculados 8001 a 9999; insuficiência financeira para a cobertura dos valores inscritos em restos a pagar e insuficiente disponibilidade financeira para a quitação das despesas empenhadas nos últimos dois quadrimestres do mandato e não pagas no exercício.

Gestão Patrimonial: inconsistências no balanço patrimonial e na demonstração das variações patrimoniais.

Limites Constitucionais: não cumprimento do percentual em MDE; utilização de despesas com o ensino médio no cálculo da MDE.

Educação: não atingimento das Metas 1A e 19A do Plano Nacional de Educação.

Ensino da história e da cultura africana, afrobrasileira e indígena: equipe responsável, ausência de recursos específicos, capacitação de professores, bem como não elaboração de relatórios anuais.

Saúde: a Programação Anual de Saúde não foi atualizada para enfrentamento à COVID-19.

Ainda segundo o relatório, Solimar Charopen, regularmente intimado, não apresentou esclarecimentos, o que constitui renúncia à faculdade oferecida para a justificação dos atos impugnados. Tais inconformidades foram devidamente examinadas.

Acidente com três veículos mobiliza socorro no centro de Sant’Ana do Livramento

Na manhã deste sábado (13), um acidente envolvendo três veículos foi registrado no cruzamento das ruas Hugolina Andrade com Brigadeiro Canabarro, no centro de Sant’Ana do Livramento. A colisão ocorreu após o condutor de uma Fiat Strada invadir a preferencial e atingir um Ford Ka que trafegava pela via. Com o impacto da batida, o Ford Ka girou na pista

Caminhão colide com carro e foge do local na estrada Robledo Braz, em Livramento

Um acidente envolvendo um caminhão e um veículo de passeio foi registrado na tarde deste sábado (13), na estrada Robledo Braz, em Sant’Ana do Livramento. Segundo informações apuradas pela reportagem da A Plateia, que esteve no local transmitindo ao vivo, o caminhão colidiu frontalmente com um Fiat Pulse e fugiu logo após o impacto. Apesar da força da batida, os