sex, 20 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Para Rodrigo Lorenzoni, “omissão do governo federal com o Rio Grande é um escândalo”

O deputado Rodrigo Lorenzoni participou na manhã desta terça-feira (02), na sede da Confederação Nacional de Municípios, em Brasília, da Mobilização Nacional Permanente e da Marcha a Brasília pela Reconstrução de Municípios do Rio Grande do Sul.

Na pauta do evento, que reuniu parlamentares e cerca de 700 representantes de municípios gaúchos e gestores municipais de todo o país, estavam os recursos que efetivamente vieram para o RS, desoneração da folha de pagamento e refinanciamento das dívidas das prefeituras com a Previdência Social, pagamento do Fundo de Participação dos Municípios-Calamidade a todas as prefeituras gaúchas e a recomposição do ICMS.

À tarde, parlamentares e prefeitos se reuniram no Congresso onde estavam sendo discutidos Projetos de Lei e Medidas Provisórias relativas à equalização das contas dos municípios, em especial a questão previdenciária.

Governador não foi apoiar prefeitos

Em entrevista, Rodrigo Lorenzoni alertou que dos mais de 300 municípios que decretaram situação de emergência, mais de 200 ainda não receberam nenhum recurso da Defesa Civil Federal. Para ele, “é um escândalo, a omissão do governo com o Rio Grande do Sul. A grande mobilização que nós estamos fazendo aqui ao lado dos prefeitos e do povo gaúcho é para que o poder público federal possa tomar ciência e atitude para cuidar das pessoas”.

O deputado também lamentou a ausência do governador Eduardo Leite na mobilização. “Ele estava em Brasília e não veio apoiar os prefeitos que também representam o cidadão gaúcho. Mas nós estamos aqui, defendendo os municípios, defendendo o povo gaúcho e defendendo a reconstrução do Rio Grande”, afirmou.

Foto Rodrigo Savedra

É o inverno chegando e marcando temperaturas baixas na fronteira

Nesta sexta-feira (20), às 23:42 chega a estação mais fria, o inverno, que se estenderá até o dia 22 de setembro, às 15h19. Segundo a Metsul Metereologia, este poderá ser o inverno mais frio já registrado nos últimos tempos. O inverno torna-se o período mais frio do ano no Sul do Brasil. A época mais fria, costuma ocorrer sob a

Balanço de seis meses da Invest RS, apoio ao produtor gaúcho e 400 anos das Missões Jesuíticas marcam a semana da Sedec

POR ASCOM SEDEC Temas importantes para a Secretaria de Desenvolvimento do RS (Sedec) foram pauta das atividades da semana de 16 a 20 de junho. O destaque vai para a apresentação do balanço dos primeiros seis meses da Invest RS, agência de desenvolvimento do RS coordenada pela Secretaria, durante coletiva de imprensa na quarta-feira (18/6). Os avanços, projetos em andamento

Deputado Federal Ronaldo Nogueira defende ações urgentes para combater efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul

Diante dos recorrentes episódios de enchentes no Rio Grande do Sul, o ex-ministro do Trabalho e atual Deputado Federal Ronaldo Nogueira, defendeu medidas imediatas e estruturantes para mitigar os impactos das inundações no estado. Segundo ele, é preciso ir além das ações emergenciais e adotar um plano estratégico para enfrentar o problema de forma definitiva. “Não dá mais para contar