sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Resolução proíbe vereadores de realizar campanha eleitoral dentro da Câmara

Além disso, é proibida a veiculação de reuniões ou pessoas nos ambientes da Câmara para tratar de assuntos relacionados com campanha eleitoral de qualquer candidatura.
Câmara de vereadores
Foto: Matias Moura/AP

O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Lídio Mendes Melado (Republicanos), publicou nesta segunda-feira (01), a resolução que dispõe sobre as regras a serem observadas pelos agentes públicos da Câmara, diante das eleições de 2024 para prefeito, vice-prefeito e vereador. Entre as regras, fica proibido fixar, colocar ou distribuir material de campanha eleitoral de qualquer candidatura nos ambientes internos e externos da Câmara Municipal, inclusive janelas e fachadas, exceto dentro dos gabinetes.

Além disso, é proibida a veiculação de reuniões ou pessoas nos ambientes da Câmara para tratar de assuntos relacionados com campanha eleitoral de qualquer candidatura. Também não é permitido ceder ou usar, em benefício de qualquer candidatura, candidato, vereador ou partido político, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração da Câmara Municipal, ressalvada a realização de convenção partidária.

Com relação a usar em reuniões de comissão, audiências públicas ou sessões plenárias, qualquer espécie adesivo ou outra forma de identificação de qualquer candidatura ou candidato é expressamente proibido.

O regramento ainda estabelece que não é permitido aos vereadores, realizarem pronunciamentos em sessão plenária, reunião de comissão ou audiência pública que caracterize promoção pessoal ou propaganda eleitoral de qualquer candidatura ou candidato;

De acordo com a resolução, guardar, estocar ou acumular material na Câmara Municipal ou em suas dependências referente a campanha eleitoral de qualquer candidatura ou candidato também é proibido.

Por fim, o documento ainda diz que, o presidente da Câmara Municipal, ao constatar o desatendimento de qualquer dispositivo da resolução de Mesa, por qualquer agente público, determinará a imediata cessação da conduta vedada, com a consequente apuração de responsabilidade.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e