ter, 22 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

Resolução proíbe vereadores de realizar campanha eleitoral dentro da Câmara

Além disso, é proibida a veiculação de reuniões ou pessoas nos ambientes da Câmara para tratar de assuntos relacionados com campanha eleitoral de qualquer candidatura.
Câmara de vereadores
Foto: Matias Moura/AP

O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Lídio Mendes Melado (Republicanos), publicou nesta segunda-feira (01), a resolução que dispõe sobre as regras a serem observadas pelos agentes públicos da Câmara, diante das eleições de 2024 para prefeito, vice-prefeito e vereador. Entre as regras, fica proibido fixar, colocar ou distribuir material de campanha eleitoral de qualquer candidatura nos ambientes internos e externos da Câmara Municipal, inclusive janelas e fachadas, exceto dentro dos gabinetes.

Além disso, é proibida a veiculação de reuniões ou pessoas nos ambientes da Câmara para tratar de assuntos relacionados com campanha eleitoral de qualquer candidatura. Também não é permitido ceder ou usar, em benefício de qualquer candidatura, candidato, vereador ou partido político, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração da Câmara Municipal, ressalvada a realização de convenção partidária.

Com relação a usar em reuniões de comissão, audiências públicas ou sessões plenárias, qualquer espécie adesivo ou outra forma de identificação de qualquer candidatura ou candidato é expressamente proibido.

O regramento ainda estabelece que não é permitido aos vereadores, realizarem pronunciamentos em sessão plenária, reunião de comissão ou audiência pública que caracterize promoção pessoal ou propaganda eleitoral de qualquer candidatura ou candidato;

De acordo com a resolução, guardar, estocar ou acumular material na Câmara Municipal ou em suas dependências referente a campanha eleitoral de qualquer candidatura ou candidato também é proibido.

Por fim, o documento ainda diz que, o presidente da Câmara Municipal, ao constatar o desatendimento de qualquer dispositivo da resolução de Mesa, por qualquer agente público, determinará a imediata cessação da conduta vedada, com a consequente apuração de responsabilidade.

Falleció Andrés Toriani, Director del Hospital de Rivera

Había sido electo Diputado en representación del frente Amplio y renunció a la cámara baja para encabezar un proyecto de salud departamental En horas de la noche de este pasado lunes 21 de julio, falleció en la ciudad de Rivera el Doctor Andrés Toriani, Director del Hospital Departamental de Rivera. Toriani en las últimas elecciones nacionales del mes de octubre

Crime de abigeato causa prejuízo de R$ 11 mil reais para produtor rural na região do Pedregal em Sant’Ana do Livramento

A Polícia Civil investiga um crime de abigeato registrado na madrugada de sábado (19), em uma propriedade rural localizada na região do Pedregal, em Sant’Ana do Livramento. Segundo o boletim de ocorrência, cerca de 20 ovelhas da raça corriedale foram carneadas no campo, e toda a carne foi levada pelos criminosos. O fato ocorrência na Estância Santa Esther. Os autores