Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

sex, 12 de dezembro de 2025

Governo do RS acompanha visita técnica ao aeroporto internacional Salgado Filho

Grupo viu in loco alguns dos danos causados pela enchente que atingiu o Estado há mais de 30 dias. - Foto: Taís Teixeira
O texto abaixo está em

O Governo do RS, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), acompanhou uma visita técnica ao aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (11/6). Composta por parlamentares estaduais e federais, e com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Claudio Bier, a comitiva foi guiada pela CEO da Fraport, Andreea Pal, que conduziu o grupo para ver in loco alguns dos danos causados pela enchente que atingiu o Estado há mais de 30 dias.

Durante a visita, o grupo viu alguns dos prejuízos causados em locais como as áreas de embarque e desembarque, salas internas e pista de aterrisagem e decolagem, que ficaram submersos por semanas. Depois da vistoria, o grupo dialogou com a Andreea, que respondeu a questionamentos dos presentes. Segundo a Fraport, seriam necessários ao menos R$300 milhões em investimentos para o local voltar a operar. O valor, porém, pode ser maior, uma vez que a concessionária não finalizou ainda a vistoria de todos os equipamentos e estruturas. Sobre a situação do aeroporto, Polo explicou: “O Salgado Filho é um ponto de extrema tensão e uma grande preocupação. O desejo e o trabalho é que nós consigamos retomar o mais rápido possível, mas ainda estão sendo feitas avaliações técnicas para que possamos ter um prazo mais exato de retorno das operações”, disse.

A previsão de retorno das atividades do Salgado Filho é em dezembro, estimativa que preocupa o titular da Sedec. “A apreensão é grande em relação à economia de forma geral. Pelo aeroporto chegam empresários, executivos e muitos turistas. A Serra Gaúcha e o turismo do Rio Grande do Sul estão muito impactados. Por isso estamos nesta visita e unindo esforços junto ao Estado e governo federal para que consigamos criar as melhores condições possíveis para a retomada dos trabalhos no aeroporto”, ponderou Polo.

NO AR
Rádio RCC