qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Cooperativa Apícola Santanense é fundada em Sant’Ana do Livramento

A posse da diretoria da Copamel foi realizada em almoço festivo no dia 22 de junho

Após dois anos de tratativas e reuniões entre produtores de mel, Prefeitura Municipal e SEBRAE, para a formalização de uma cooperativa para unificar o setor apícola do município, a Copamel foi fundada no dia 22 de junho em Sant’Ana do Livramento. O evento, uma assembleia geral de fundação, foi realizado na chácara do produtor Sérgio Camargo no bairro Armour, quando foi eleita a primeira diretoria da entidade que será presidida pelo apicultor Sipriano César.
A cooperativa conta com o apoio da Associação Santanense de Apicultores, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do SEBRAE, com o objetivo de fortalecer essa cadeia produtiva. Segundo o produtor Sipriano César, a ideia é buscar novos caminhos, principalmente, na questão da exportação do mel santanense. “Hoje é um dia bastante festivo, pois é o ato de fundação da nossa cooperativa, que depois de 2 anos de muito trabalho vira realidade. Agradecemos o apoio da Prefeitura em todo este processo, em nome do secretário Rafael Damasceno que nos deu todo o suporte necessário e ao SEBRAE, por intermédio da Valéria Braz, que nos deu consultoria e apoio para a formalização da Copamel.
Depois da cooperativa criada, o objetivo é exportar a nossa produção para o mundo. Transformar Livramento em um polo exportador de mel no país”, disse Cezar.
Atualmente, a Associação Santanense de Apicultores, que tem aproximadamente 40 sócios, possui o entreposto do mel que em seu packing house conta, inclusive, com a maior sala de extração de mel do Rio Grande do Sul.
O secretário de desenvolvimento Rafael Camargo Damasceno, destacou a importância da união dos produtores para fortalecimento do setor. “A gente sabe que o processo público é bastante demorado. Depois de 2 anos de muitas conversas, finalmente, conseguimos criar a Copamel, e hoje tanto a associação, quanto a cooperativa estão à disposição para trabalhar a favor do setor apícola santanense.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são