Após dois anos de tratativas e reuniões entre produtores de mel, Prefeitura Municipal e SEBRAE, para a formalização de uma cooperativa para unificar o setor apícola do município, a Copamel foi fundada no dia 22 de junho em Sant’Ana do Livramento. O evento, uma assembleia geral de fundação, foi realizado na chácara do produtor Sérgio Camargo no bairro Armour, quando foi eleita a primeira diretoria da entidade que será presidida pelo apicultor Sipriano César.
A cooperativa conta com o apoio da Associação Santanense de Apicultores, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do SEBRAE, com o objetivo de fortalecer essa cadeia produtiva. Segundo o produtor Sipriano César, a ideia é buscar novos caminhos, principalmente, na questão da exportação do mel santanense. “Hoje é um dia bastante festivo, pois é o ato de fundação da nossa cooperativa, que depois de 2 anos de muito trabalho vira realidade. Agradecemos o apoio da Prefeitura em todo este processo, em nome do secretário Rafael Damasceno que nos deu todo o suporte necessário e ao SEBRAE, por intermédio da Valéria Braz, que nos deu consultoria e apoio para a formalização da Copamel.
Depois da cooperativa criada, o objetivo é exportar a nossa produção para o mundo. Transformar Livramento em um polo exportador de mel no país”, disse Cezar.
Atualmente, a Associação Santanense de Apicultores, que tem aproximadamente 40 sócios, possui o entreposto do mel que em seu packing house conta, inclusive, com a maior sala de extração de mel do Rio Grande do Sul.
O secretário de desenvolvimento Rafael Camargo Damasceno, destacou a importância da união dos produtores para fortalecimento do setor. “A gente sabe que o processo público é bastante demorado. Depois de 2 anos de muitas conversas, finalmente, conseguimos criar a Copamel, e hoje tanto a associação, quanto a cooperativa estão à disposição para trabalhar a favor do setor apícola santanense.


Por Deputado Coronel Chrisóstomo: DEPUTADOS FEDERAIS QUE APOIAM A CRIAÇÃO DA CPI DO ROUBO DOS APOSENTADO
CLIQUE AQUI Tramitacao-RCP-2-2025[1]