ter, 2 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Sessão do Pleno destaca os 89 anos do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) celebra hoje (26) 89 anos de história. A solenidade que assinala a data foi realizada durante a sessão plenária com a presença de conselheiros, conselheiros-substitutos e procuradores do Ministério Público de Contas e do Estado.

A abertura da sessão foi marcada por uma breve fala do presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto, que destacou os desafios enfrentados pelo Estado devido à crise climática. Salientou, ainda, o comprometimento do tribunal com a sociedade gaúcha.

A sessão contou ainda com a apresentação de um vídeo institucional que retratou a força dos gaúchos nos momentos difíceis. As imagens mostraram também os prejuízos causados pelas enchentes e os esforços para a reconstrução do Estado e do prédio-sede do tribunal no Centro Histórico de Porto Alegre.

Criado em 1935, a ação do TCE-RS reafirma o papel essencial na fiscalização da gestão pública de forma responsável e eficaz.

General Hamilton Mourão através do Instagram

O Judiciário brasileiro consome 1,43% do PIB — valor quatro vezes mais que a média internacional de 0,3%. São mais de R$ 156 bilhões em 2023, e 80% desse montante vão para salários e benefícios de magistrados e servidores. Esse gasto exorbitante, pressiona as contas públicas mostrando que o sistema está inchado, caro e distante da eficiência que o trabalhador