sáb, 12 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Presidente do Conselho Municipal de Educação fala sobre flexibilização dos 200 dias letivos

Reunião decisiva do Conselho Municipal de Educação será realizada na terça-feira (25) para deliberar sobre a flexibilização do calendário escolar
Enilse Mendonça, presidente do Conselho Municipal de Educação (Foto: Gabriela Lopes/AP)

As recentes chuvas intensas agravaram a já precária situação das estradas que dão acesso às escolas rurais de Livramento. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio RCC, nesta segunda-feira (24), a presidente do Conselho Municipal de Educação de Livramento, Enilse Mendonça, abordou a grave situação enfrentada por 15 das 19 escolas na zona rural, onde o acesso foi severamente prejudicado.

Enilse Mendonça explicou que o Conselho Municipal de Educação, que é normativo, fiscalizador e deliberativo, recebeu um pedido da Secretaria Municipal de Educação em 23 de maio para flexibilizar o calendário escolar, dada a interrupção do transporte causada pelas condições das estradas. “O conselho precisa seguir a legislação nacional, estadual e municipal. O pedido foi para dar amparo legal à flexibilização dos 200 dias letivos, mas mantendo as 800 horas de ensino, como exige a lei”, detalhou.

A presidente esclareceu que o documento solicitando a flexibilização já está preparado, mas precisa ser aprovado pelo colegiado do conselho, que se reunirá na terça-feira (25) para decidir sobre a questão. “Não posso assinar o documento antes da aprovação pelo colegiado. Se aprovado, será assinado e enviado à Secretaria Municipal de Educação”, afirmou Enilse Mendonça.

Ela também destacou que a flexibilização será especificamente para as escolas que não têm atendimento total, e não para aquelas com atendimento parcial ou completo. “O plano de ação para recuperar os dias letivos perdidos deverá ser elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e as escolas. Poderá incluir atividades durante as férias de inverno ou no início de 2025, dependendo das condições acordadas”, explicou.

Enilse Mendonça ressaltou que, mesmo sem representantes de pais no conselho, a decisão busca atender aos interesses de toda a comunidade escolar dentro dos limites legais. “O ano letivo de 2024 nessas escolas provavelmente se estenderá até 2025”, concluiu.

Coyote guará leva som autoral ao forba neste domingo em Brasília

O público de Brasília tem um encontro marcado com a música autoral neste domingo, 13 de julho de 2025, na quinta edição do FORBA – Festival Ocupa Rock Brasília Autoral. Entre as atrações que prometem agitar a Biblioteca Demonstrativa de Brasília, destaca-se a banda Coyote Guará, que apresentará seu trabalho original no palco externo do evento. O show do Coyote

NOTÍCIAS DO DIA – Dia 12 de Julho de 2025, Sábado

🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS 🇧🇷 Governo federal publica Medida Provisória que altera regras do setor elétrico com foco em conter aumentos nas contas de luz e reorganizar os subsídios pagos por meio da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético); a principal mudança é a criação de um limite para o valor que pode ser arrecadado da CDE a partir de 2026