qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Vereador apresenta emenda para não haver idade máxima para a Guarda Municipal

Proposta de Dagberto Reis tramita no Legislativo

Na terça-feira (18), o vereador Dagberto Reis (PT) apresentou uma emenda modificativa ao projeto de lei 113/2024 para que seja alterada a idade máxima para concorrer à função da carreira de guarda municipal de Sant’Ana do Livramento.
O documento tem como fundamento diversos princípios para justificar a extinção do limitador de idade, entendendo que assim estará promovendo a justiça e a igualdade no acesso ao cargo público. A proposta inicial da Prefeitura é que para concorrer ao cargo a pessoa tenha no máximo 35 anos.
Segundo o vereador, o limite de idade restringe um grande número de interessados a prestar o concurso público, onde muitos já estavam na preparação. Sendo essa emenda aprovada, aumenta o número de pessoas à prestação do concurso e retornam as esperanças de quem já estava em preparação, mas excedia a idade. O projeto tramita em regime de urgência no Legislativo.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são