qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Prefeitura paga metade do 13º salário adiantado aos servidores

Além disso, a quinzena também já foi depositada
Gisela Alvarez concedeu entrevista à Rádio RCC FM (Foto: Cadu Lima/AP)

Os servidores públicos de Sant’Ana do Livramento receberam, nesta semana, 50% do líquido do 13º salário. A outra metade será paga no fim do ano. A informação foi confirmada pela secretária municipal da Fazenda, Gisela Alvarez, em entrevista à Rádio RCC FM.
Além do 13º, também foi adiantado o pagamento da primeira quinzena do mês de junho. Conforme uma publicação da prefeita Ana Tarouco (PL) nas redes sociais, o pagamento foi feito antes para que os servidores pudessem comprar presentes no Dia dos Namorados, mas segundo Gisela, essa é mais uma “desculpa” para beneficiar o funcionalismo público, em virtude de o município ter dinheiro em caixa para pagar antes da data.
“Muitas pessoas, neste momento, são devedoras nos bancos, elas, possivelmente, já podem diminuir esses acréscimos dos juros que pagariam por conta de gente a transferir o dinheiro antes. Isso aconteceu lá atrás e acabou virando uma prática e todo mundo ficou muito feliz, então a gente sempre tem uma justificativa (para pagar antecipado)”, comentou Gisela durante o programa “Boa Tarde, Cidade”.
A secretária também enfatizou que os pagamentos não se restringem apenas ao quadro do Poder Executivo, mas que o duodécimo do Legislativo está sendo repassado rigorosamente em dia, inclusive, neste mês de junho o repasse foi feito de maneira adiantada. “Se o Poder Legislativo quiser, pode optar por fazer a sua antecipação (pagamento dos funcionários do Legislativo), eles também receberam o dinheiro na mesma data”, complementou Alvarez.
Ela também justificou a ação. “Na medida em que nós injetamos todo esse recurso no mercado, isso já movimenta nossa economia automaticamente, nós já temos esse valor ingressando direto na economia municipal, que nos favorece, que gera recursos para a gente”.
Já para o secretário municipal de Administração, Matheus Medina, a iniciativa do pagamento se dá “em reconhecimento ao incansável trabalho e dedicação de cada um de nossos servidores e por isso decidimos antecipar o pagamento da quinzena para o dia 12 de junho, Dia dos Namorados”. Originalmente, a quinzena seria paga no dia 14, sexta-feira, já que o 15 será sábado, mas entendemos que esta antecipação é uma forma de valorizar e agradecer pelo empenho de todos”, disse.
Ele disse saber que este gesto pode proporcionar um pouco mais de conforto e alegria aos servidores. “Permitindo que todos possam celebrar com suas famílias e seus companheiros (as) de maneira mais tranquila. Reafirmamos nosso compromisso com a valorização do servidor público, pois acreditamos que servidores motivados e reconhecidos são fundamentais para o bom funcionamento da administração pública e para a prestação de serviços de qualidade à nossa comunidade”, finalizou.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são