sáb, 6 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

PF extradita uruguaio procurado pela Justiça Brasileira

A Polícia Federal, em atuação conjunta com autoridades do Uruguai, extraditou, nesta quarta-feira (12/06), um uruguaio procurado pela Vara Federal de Santana do Livramento/RS, para responder pelo crime de roubo majorado.

Em 18 de agosto de 2021, em Santana do Livramento/RS, o extraditado subtraiu para si, mediante grave ameaça exercida com o emprego de uma faca, um aparelho de telefone celular. Na oportunidade, o denunciado dirigiu-se a um estabelecimento comercial local e apontou a faca para o ofendido, exigindo que ele lhe entregasse o aparelho celular.

O procurado foi condenado pelo juiz da Vara de Execuções Criminais do Foro de Santana do Livramento e foi preso no Uruguai em 28/03/2024, após ter seu nome incluído na Difusão Vermelha, lista de procurados da Interpol.

Desde então, permaneceu detido no país vizinho até a conclusão do processo de extradição. O preso tem 31 anos e foi entregue pela Interpol uruguaia à Polícia Federal na fronteira entre Rivera/UY e Santana do Livramento/RS, sendo encaminhado ao Presídio Estadual de Santana do Livramento/RS.

Participaram do processo de extradição, a Delegacia de Polícia Federal em Santana do Livramento (DPF/LIV/RS) e o Núcleo de Cooperação Internacional do Rio Grande do Sul (NCI/SR/PF/RS).

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia