seg, 28 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Governo Federal anula leilão para compra de arroz importado

O governo federal anunciou, nesta terça-feira (11/06), a anulação do leilão para compra de arroz importado.

A medida havia sido solicitada pelos integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) após suspeitas de irregularidades no processo.

Na última semana, Hamm aprovou requerimento na Comissão de Agriculta para convocar o ministro da Agricultura, Carlos Favaro, para prestar esclarecimentos sobre a decisão de importar 168 mil toneladas de arroz da Ásia. A audiência está marcada para o dia 19 de junho na CAPADR.

Os deputados Afonso Hamm (PP-RS), Adriana Ventura (Novo-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Lucas Redecker (PSDB-RS), e os deputados estaduais gaúchos Marcus Vinícius de Almeida (PP) e Felipe Camozzato (Novo), ainda entraram com pedido de suspensão imediata do leilão até que o TCU analise o caso e que sejam ouvidos os gestores da Conab responsáveis pelo certame. A ação também requer a anulação do leilão.

Durante reunião da FPA, Hamm reiterou que a compra de arroz importado era um absurdo. “Nós denunciamos e mostramos para a sociedade que nada justificava a decisão de investir R$ 7,2 bilhões de reais na compra de arroz importado, quando nós temos produção suficiente no país”, enfatiza o deputado ao destacar que esses recursos poderiam ser investidos na recuperação e na reconstrução do agro gaúcho.

O parlamentar também demonstrou preocupação com a condição sanitária do grão importado, o qual é submetido a defensivos não homologados pela ANVISA.

Com a suspensão do certame, Hamm espera que o Governo Federal apresente um programa de apoio ao agro gaúcho.

Serasa avalia sentimento do trabalhador brasileiro às vésperas do 1º de Maio

• Pesquisa especial capta percepção sobre mercado de trabalho e futuro profissional. • 63% dos trabalhadores se dizem satisfeitos com a posição que ocupam hoje. • Salário melhor (32%) e qualidade de vida (27%) são principais motivadores para quem busca nova oportunidade no mercado. • 21% sentem falta de oportunidade para crescer no trabalho. • 59% dos entrevistados se sentem