sex, 11 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Saiba por que as fraldas estão em falta na prefeitura de Livramento

Elvio Gulart, secretário da Saúde, relacionou as enchentes com o problema
Foto: Gabriela Lopes /AP

No decorrer dos dias, após recorrentes reclamações da população santanense sobre a falta do fornecimento de fraldas pela prefeitura de Sant’Ana do Livramento, o secretário da Saúde, Elvio Gulart explicou a situação, dizendo que já há alguns meses o município vem sofrendo com esse problema devido à falta de disponibilidade do material com os fornecedores. Disse também que são processos longos, pois envolvem várias empresas licitadas.

Elvio apontou que, em dezembro de 2023, houve alterações na Lei de Licitações e isso demandou tempo para adequação dos servidores públicos aos novos processos de aquisição.
Gulart ainda relembrou o trágico cenário das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, o que afetou diretamente a falta de mercadoria, pois alguns fornecedores tinham seus depósitos instalados nas áreas alagadas. “Se não tivesse acontecido a catástrofe, provavelmente não seria um problema vigente, pois a mercadoria teria sido entregue”, disse.

O titular da pasta informou que nas últimas duas semanas, a prefeitura busca um novo consórcio de municípios e declarou que aguarda a regularização da documentação ainda nesta semana para realizar a compra do novo material.

“Não é por falta de ação nossa que falta fralda aqui, são vários fatores que envolvidos, sejam eles burocráticos ou até da própria catástrofe”, concluiu Elvio.

General Hamilton Mourão através do Instagram

“Estive com a prefeita de Cruz Alta, Paula Facco, acompanhada do vice-prefeito, secretários e vereadores do partido @republicanosrs para entrega simbólica de R$500 mil em emendas ao município. Há previsão de liberação de outros R$548 mil para aquisição de máquina com o objetivo de contribuir para a agricultura local.”