qua, 9 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Fase municipal do JEM em Livramento tem início na AABB

Escolas seguirão para a fase estadual após a competição municipal
Foto: Gabriela Lopes/AP

A fase municipal de Livramento dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JEM) começou na manhã desta terça-feira (11). O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e pela 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), está sendo realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e reúne estudantes de diversas escolas municipais e estaduais.

A cerimônia de abertura contou com a participação de autoridades locais, incluindo a coordenadora da 19ª CRE, Ana Alice Campagnaro, a secretária de Educação, Elis Duarte, e a prefeita Ana Tarouco (PL). Em entrevista para o Jornal da Manhã, da rádio RCC, Elis Duarte destacou a importância do evento para os jovens estudantes. “Escolas municipais e estaduais estão participando. Esta é a fase municipal e, depois daqui eles seguem para a estadual. Praticamente todas as escolas de ensino fundamental estão participando”, afirmou a secretária.

A prefeita Ana Tarouco também se pronunciou em entrevista, destacando o início das competições do futsal feminino. “Começamos com o futsal feminino, que eu sou suspeita para falar, porque é o esporte com o qual mais me identifico. Ver essa mulherada jogando reafirma aquilo que a gente diz: ‘Lugar de mulher é onde ela quiser’, inclusive dentro da quadra jogando”, disse a prefeita. Ela também ressaltou a importância do esporte para a juventude, mencionando uma fala de sua mãe: “Enquanto as crianças estão praticando esportes, elas não estão na droga, não estão na marginalidade. Então, se a gurizada está feliz, nós também estamos”, concluiu Ana.

Espetáculo “Alma Única” chega à fronteira

Em circulação há oito anos no Rio Grande do Sul, o espetáculo “Alma Única”, já visto em mais de 20 municípios, chega a Sant’Ana do Livramento e Rivera no dia 12 de julho (sábado). O público assistirá a uma fusão de música instrumental, dança e canto, que promete surpreender ao ir da música europeia à música brasileira e latina com