sáb, 25 de outubro de 2025

TCE-RS promove live com orientações sobre recursos financeiros estaduais e federais para ações de resposta a desastres

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) promove, no dia 5 de junho, às 14h, live “Orientações sobre recursos financeiros estaduais e federais para ações de resposta a desastres”, no canal do YouTube/tcegaucho.

O evento é destinado a gestores e servidores públicos estaduais e municipais do RS, com o objetivo de apresentar informações sobre os recursos financeiros estaduais e federais disponíveis e mostrar o caminho para acessá-los.

Durante a live, será lançada a cartilha “Recursos Financeiros para Ações de Respostas a Desastres”, que será apresentada pelos auditores de controle externo Rosane Moretti, Ellen Mara Teles Lopes Morgental e Guilherme Sampedro. Além disso, contará com a participação de representantes da Defesa Civil nacional e estadual. A abertura do evento será realizada pelo presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto e pelo diretor da Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena, Diego Vieitez.

A iniciativa é parte dos esforços contínuos do Tribunal para apoiar as administrações municipais na superação dos desafios impostos pela situação de calamidade pública.

Para participar, inscreva-se no moodle do TCE-RS.

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução chegam em Valência para segunda parte da missão internacional

Os cinco jovens gaúchos do programa Partiu Futuro Reconstrução chegaram nesta sexta-feira (24) a Valência, na Espanha, para dar continuidade à missão internacional de aprendizado e troca de experiências. Após quatro dias de intensa agenda em Barcelona, o grupo segue ampliando conexões e acumulando vivências que fortalecerão ações de transformação nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

TCE-RS aponta irregularidades em transporte escolar no município de Fontoura Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em análise ao relatório do Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo (SRPF), concedeu tutela de urgência apontando irregularidades no sistema de transporte escolar do Executivo Municipal de Fontoura Xavier. A decisão destaca falhas graves e atuais que comprometem a segurança dos alunos e a regularidade da execução contratual, além de indicar sérios