ter, 2 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Caravana “Unidos pelo Rio Grande” recebe o reforço de Tarcísio em Campinas

Arrecadação de donativos já superou 400 toneladas em apenas três dias

Depois de passar por Ribeirão Preto e Rio Claro, a caravana da solidariedade “Unidos pelo Rio Grande” chegou nesta quarta-feira (29) ao município de Campinas. O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, se integrou à mobilização, idealizada pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, e o deputado federal Luciano Zucco (PL-RS). O objetivo é aproveitar o forte apelo popular de Bolsonaro durante suas agendas públicas e estimular a doação de mantimentos para a população gaúcha atingida pelas fortes chuvas.

Em apenas três dias de roteiro pelo interior de São Paulo, o volume de donativos superou as 400 toneladas. “Nossa estimativa inicial era arrecadar mil toneladas de mantimentos. Mas a resposta está sendo muito positiva e com a entrada do governador Tarcísio isso deve se multiplicar ainda mais”, aposta Zucco, que está participando das agendas para coordenar a parte logística de distribuição. Dezenas de carretas e caminhões serão utilizados para fazer o transporte das doações até as cidades afetadas.

As cidades em situação de calamidade pública serão priorizadas na destinação dos mantimentos. Entidades assistenciais, igrejas e clubes do Rotary estão sendo contatadas nestas localidades para auxiliar na organização e distribuição dos itens. A caravana “Unidos pelo Rio Grande” segue até sexta-feira e ainda passará por Jundiaí (30), São Bernardo (31) e Guarulhos (01). A ideia é repetir a dose pelos estados de Santa Catarina e Paraná. Em todos os locais haverá pontos de coleta de doações.

General Hamilton Mourão através do Instagram

O Judiciário brasileiro consome 1,43% do PIB — valor quatro vezes mais que a média internacional de 0,3%. São mais de R$ 156 bilhões em 2023, e 80% desse montante vão para salários e benefícios de magistrados e servidores. Esse gasto exorbitante, pressiona as contas públicas mostrando que o sistema está inchado, caro e distante da eficiência que o trabalhador