qua, 9 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Calendário das escolas rurais deve ser flexibilizado após chuvas em Livramento

Secretária de Educação detalhou possibilidades, após alunos não conseguirem acessar escolas do interior
Elis Duarte, secretaria de Educação
Elis Duarte, secretaria de Educação (Foto: Gabriela Lopes/AP)

Em entrevista, na manhã desta quarta-feira (29), a secretária de Educação, Elis Duarte, relatou que as chuvas estão causando sérios problemas para o acesso dos alunos às escolas rurais. Segundo a secretária, a situação vem se deteriorando, afetando diretamente a rotina de 19 escolas do campo, das quais apenas quatro têm transporte funcionando normalmente.

Elis Duarte explicou que a secretaria de Educação tem uma espécie de sistema de emergência em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrários. Quando um trajeto se torna intransitável, as escolas ou os pais enviam fotos e indicam o trajeto afetado, e o secretário Edu Bajute Gutebier coordena uma equipe para arrumar o local. No entanto, as últimas chuvas foram tão intensas que muitos dos reparos feitos foram desfeitos, deixando várias rotas novamente intransitáveis.

Ela citou como exemplo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim de Abreu Fialho, onde uma ponte importante fica submersa após chuvas intensas, tornando perigosa a passagem dos alunos.

A secretária destacou que Livramento é o segundo maior município em extensão territorial do estado, o que agrava a situação. “Temos escolas até 80 km do perímetro urbano. A realidade das escolas do campo é desafiadora”, afirmou Elis.

Devido a essas dificuldades, a secretária enviou um documento ao prefeito em exercício, relatando a situação e solicitando medidas de emergência. Ela também mencionou que um pedido foi enviado ao Conselho Municipal de Educação para a flexibilização do calendário escolar. A proposta é desobrigar o cumprimento dos 200 dias letivos anuais, permitindo que as horas de aula sejam complementadas com atividades não presenciais quando os alunos não conseguirem chegar à escola. “Estamos aguardando uma orientação do Conselho, enquanto elaboramos um plano de ação para garantir que os alunos não sejam prejudicados em seu desenvolvimento”, explicou a secretária.

A situação é particularmente crítica para os alunos do 9º ano, que precisam terminar o ano letivo a tempo para se matricularem no ensino médio no perímetro urbano. “2024 não era para ter nenhum sábado letivo, mas agora, mesmo se contarmos todos os sábados do ano, não conseguiremos recuperar esses dias letivos. Não queremos que as crianças tenham aulas em janeiro”, concluiu Duarte.

Sidônio não aparece na Câmara e foge de explicações sobre campanha digital de ataques ao Congresso

  O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), cobrou nesta quarta-feira (9) explicações do ministro Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, sobre o uso político e ideológico da SECOM para atacar adversários e alimentar a polarização nas redes sociais com verba pública. Sidônio era esperado na Câmara, mas não

Espetáculo “Alma Única” chega à fronteira

Em circulação há oito anos no Rio Grande do Sul, o espetáculo “Alma Única”, já visto em mais de 20 municípios, chega a Sant’Ana do Livramento e Rivera no dia 12 de julho (sábado). O público assistirá a uma fusão de música instrumental, dança e canto, que promete surpreender ao ir da música europeia à música brasileira e latina com