seg, 24 de junho de 2024

Variedades Digital | 22 e 23.06.24

Livramento já enviou donativos para mais de 20 cidades afetadas pelas enchentes

Segundo a Secretária de Assistência e Inclusão Social, Sant'Ana do Livramento se tornou centro de distribuição de doações para cidades atingidas pelas enchentes

Em uma entrevista, na manhã desta terça-feira (21), Maria Drekener, Secretária de Assistência e Inclusão Social de Sant’Ana do Livramento, atualizou a comunidade sobre as doações e os esforços de auxílio direcionados às cidades afetadas pelas enchentes.

“As doações ultrapassaram as 100 mil peças de roupas, de 4 mil pares de calçados (dos quais 3 mil eram novos e 500 seminovos). Além disso, foram distribuídos em torno de 40 mil litros de água, os kits de limpeza ultrapassaram a 500, os colchões foram além de 300, bem como mais de 2 mil cobertores. As doações já foram entregues para mais de 20 cidades, incluindo Rio Pardo, Palmares do Sul, Canoas, Viamão, Eldorado e diversas cidades da região do Vale do Taquari e da Quarta Colônia.

Drekener explica que algumas pessoas de Livramento, que precisam de doações, questionam por que esses donativos estão sendo levados para fora. No entanto, ela esclarece: “Muitas das pessoas que estão doando expressaram o desejo de ajudar outras cidades afetadas. Não podemos montar um trabalho e não ir ao encontro do que esses doadores estão pedindo.”

Apesar do foco em ajudar outras cidades, a secretária garantiu que os santanenses também estão recebendo o suporte necessário. “A Prefeitura de Livramento, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social, continua atendendo a população local. Não deixaremos ninguém desatendido”, assegurou.

Além de enviar donativos para outras regiões, Livramento está se preparando para receber e acolher famílias que estão retornando à cidade após perderem tudo nas enchentes. “Estamos prontos para receber essas famílias. A porta de entrada para quem está retornando é a Assistência Social. Muitas dessas pessoas não precisavam de auxílio antes, mas agora perderam tudo e precisam de benefícios. Precisamos atualizar o Cadastro Único delas para que possam acessar esses benefícios”, explicou Drekener.

O trabalho em Sant’Ana do Livramento não mostra sinais de desaceleração. “A população continua doando e querendo saber para onde as doações estão indo. A participação da comunidade é fundamental, não só nas doações, mas também no voluntariado e no acompanhamento do direcionamento dessas doações (…). Hoje, está saindo mais um carregamento para Palmares do Sul.”, concluiu Drekener.

Atualmente, os itens mais necessários para os abrigos são kits de limpeza, kits de higiene pessoal, toalhas de banho, alimentos, utensílios para bebês, colchões, cobertores e travesseiros. “O que não estamos tendo tanta necessidade agora são roupas e calçados, isso nós temos de sobra para encaminhar”, finalizou a secretária.

Banrisul firma acordo para atender clientes servidores públicos estaduais e municipais diretamente atingidos pela enchente conforme Mapa Único do Plano Rio Grande

O Banrisul e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, com a participação do Procon RS e do Procon do Município de Porto Alegre assinaram um acordo que prevê a prorrogação de operações de crédito consignado de servidores públicos do Estado e de municípios conveniados ao