dom, 27 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

HERÓIS NA RECONSTRUÇÃO DE PESSOAS

Que força misteriosa é esta que desloca milhares de pessoas dos mais longínquos lugares para ajudar desconhecidos em cidades que jamais visitaram? Qual a origem desta energia capaz de fazer com que um exército heterogêneo abandone moradias, empregos e o convívio com amigos para mergulhar numa missão humanitária nos confins do Rio Grande do Sul?
O desprendimento dos voluntários é um fenômeno que a cada tragédia deixa a todos boquiabertos, intrigados diante de uma vasta mobilização ocorrida nos mais diversos lugares. Do Estado, do país e do planeta, convergindo para comunidades dizimadas pelas águas.
Desde o começo de maio o mundo assiste atônito uma das mais impressionantes hecatombes climáticas da história. A burocracia dos órgãos públicos, a paquidérmica estrutura de organismo que deveriam ser ágeis, presentes e eficientes – sustentados pelos nossos impostos – fortalecem a importância destas mobilizações espontâneas. Sem elas, o desastre seria ainda mais cruel. E fatal.
A força do voluntariado é um prodígio comum em países desenvolvidos. Desde a mais tenra idade, crianças e adolescentes são incentivados – e instruídos – a participar de ações que visem o bem comum. Entre nós, no entanto, ainda é discreto o engajamento de boa parte da população que, diante de três enchentes fenomenais em sete meses, aprendeu com a dor a valorizar o trabalho voluntário.
O segredo do sucesso do voluntariado é seu caráter permanente. Significa que mesmo em tempos de “normalidade” esta multidão de bons samaritanos trabalha incessantemente. Não é preciso ocorrer uma catástrofe para injetar ânimo determinação a esta gente. Fazem o bem sempre porque vislumbram necessitados em todo lugar.
Nosso Rio Grande está devastado. A cada foto, reportagem ou depoimento brota o choro do semblante dos gaúchos. Um sentimento de impotência invadiu a todos nós. Uma espécie de culpa por não conseguirmos ajudar mais. Ver homens, mulheres, idosos, crianças, animais e residências destruídos pelas águas deixará marcas profundas em todos nós.
Reconstruir o Estado exigirá muitos recursos. Reconstruir as pessoas vai exigir muito mais!

Gilberto Jasper
*Jornalista/[email protected]*

Trio é preso pela Patrulha Rural na Florentina com carne sem procedência

A Brigada Militar efetivou a prisão neste domingo de um trio suspeito de abigeato na região da Florentina. Segundo o Boletim de Ocorrência, registrado na DPPA , a Brigada Militar recebeu uma denúncia informando que duas motos escuras tipo Bros estariam se deslocando pela estrada da Madureira em direção da cidade com uma ovelha carneada. De posse dessas informações uma

Núcleo Santanense de Criados de Cavalos Crioulos realiza prova kids na Rural

Na manhã deste domingo (27) a pista de provas do Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho recebe a primeira edição da prova Kids de incentivo aos esportes equestres. O evento foi realizado pelo NSCCC e contou com a participação de 50 crianças escritas , divididas em diversas categorias. Segundo o presidente do Núcleo, Daniel Righi o evento surgiu da

7ºRCmec realiza formatura de entrega da Boina Preta

No dia 26 de abril, coroando o final da Fase de Instrução Básica, o “Sétimo de Cavalaria”, realizou a solenidade de Entrega da Boina Preta, O “Símbolo do Combatente Blindado e Mecanizado”. Na oportunidade o Ten Cel Luciano, Comandante do Regimento, agradeceu a presença das autoridades, familiares e imprensa local no evento; Em suas palavras exaltou a importância da Boina