qua, 17 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

HERÓIS NA RECONSTRUÇÃO DE PESSOAS

Que força misteriosa é esta que desloca milhares de pessoas dos mais longínquos lugares para ajudar desconhecidos em cidades que jamais visitaram? Qual a origem desta energia capaz de fazer com que um exército heterogêneo abandone moradias, empregos e o convívio com amigos para mergulhar numa missão humanitária nos confins do Rio Grande do Sul?
O desprendimento dos voluntários é um fenômeno que a cada tragédia deixa a todos boquiabertos, intrigados diante de uma vasta mobilização ocorrida nos mais diversos lugares. Do Estado, do país e do planeta, convergindo para comunidades dizimadas pelas águas.
Desde o começo de maio o mundo assiste atônito uma das mais impressionantes hecatombes climáticas da história. A burocracia dos órgãos públicos, a paquidérmica estrutura de organismo que deveriam ser ágeis, presentes e eficientes – sustentados pelos nossos impostos – fortalecem a importância destas mobilizações espontâneas. Sem elas, o desastre seria ainda mais cruel. E fatal.
A força do voluntariado é um prodígio comum em países desenvolvidos. Desde a mais tenra idade, crianças e adolescentes são incentivados – e instruídos – a participar de ações que visem o bem comum. Entre nós, no entanto, ainda é discreto o engajamento de boa parte da população que, diante de três enchentes fenomenais em sete meses, aprendeu com a dor a valorizar o trabalho voluntário.
O segredo do sucesso do voluntariado é seu caráter permanente. Significa que mesmo em tempos de “normalidade” esta multidão de bons samaritanos trabalha incessantemente. Não é preciso ocorrer uma catástrofe para injetar ânimo determinação a esta gente. Fazem o bem sempre porque vislumbram necessitados em todo lugar.
Nosso Rio Grande está devastado. A cada foto, reportagem ou depoimento brota o choro do semblante dos gaúchos. Um sentimento de impotência invadiu a todos nós. Uma espécie de culpa por não conseguirmos ajudar mais. Ver homens, mulheres, idosos, crianças, animais e residências destruídos pelas águas deixará marcas profundas em todos nós.
Reconstruir o Estado exigirá muitos recursos. Reconstruir as pessoas vai exigir muito mais!

Gilberto Jasper
*Jornalista/[email protected]*

Por Deputado Zucco: Nota do Líder da Oposição ao Presidente Jair Bolsonaro

  Presidente Bolsonaro, receba neste momento tão difícil toda a nossa energia, nossas orações e a nossa força. Saber do seu diagnóstico, depois de noites de sofrimento, de vômitos, soluços, falta de ar, pressão baixa, nos parte o coração. Mas também nos move a reforçar ainda mais o quanto o senhor é amado e respeitado por milhões de brasileiros. A

Senador Hamilton Mourão cumpre agenda no Rio Grande do Sul com visitas institucionais e encontros em Canoas e Porto Alegre

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) estará em agendas oficiais nos dias 18 e 19 de setembro, passando pelos municípios de Canoas e Porto Alegre. As atividades envolvem visitas a empresas, instituições sociais e de ensino, além de encontros com representantes de órgãos municipais.   Dia 18 de setembro – Canoas   A agenda se inicia às 14h, com visita à

Seminário resgata a memória dos Lanceiros Negros em Porto Alegre

No próximo dia 18 de setembro, às 14h, a sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) será palco de um importante evento cultural e histórico: o Seminário Lanceiros Negros. A atividade tem como objetivo promover a reflexão sobre o papel dos Lanceiros Negros na história da Revolução Farroupilha e sua relevância para a identidade