seg, 15 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Laudo realizado pela Emater é entregue nesta manhã à Prefeitura de Livramento

Técnicos da Emater falam sobre as perdas significativas no agronegócio do município
Foto: Matias Moura/AP

Leonardo Guimarães e Mário Gonzales, técnicos da Emater, explicaram sobre o laudo entregue na Prefeitura Municipal na manhã desta sexta-feira (17), que apresenta perdas estimadas de R$ 195 milhões, a fim de decretar situação emergencial aos produtores rurais de Sant’Ana do Livramento.

Leonardo afirmou que os produtores plantaram, neste ano, no mínimo, duas vezes as lavouras, pois com a quantidade de chuvas no município perderam muitas plantações, principalmente de arroz e soja. O técnico falou que todas as áreas do agronegócio do município estão sendo atingidas. Citou, dentre elas, a baixa produção de leite nos rebanhos, ocasionadas pela impossibilidade de plantação das forrageiras de inverno e assim resultando na baixa nutrição dos animais.

O profissional da Emater informou que o verão será seco. “Vivemos em uma instabilidade climática”, diz. Ainda afirmou que o Bioma Pampa é o mais resiliente à diversidade climática.

Mário Gonzales, após questionado sobre a medição do índice pluviométrico, falou que a estimativa das chuvas são realizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), portanto são dados oficiais e seguros. O técnico comentou sobre alguns benefícios ofertados após a decretação de emergência, entre eles, o auxílio financeiro e a abertura do orçamento, possibilitando realizar o manuseio sem rigidez do órgão fiscalizador. Disse também que com a decretação de emergência em nível governamental, facilitaria a prorrogação e parcelamento das dívidas, além de créditos com mais facilidades.

Leonardo completou dizendo que a primeira medida emergencial será a prorrogação dos pagamentos dos créditos, que ao invés de vencerem agora, serão adiados para o dia 15 de agosto.

Queijos produzidos em Livramento conquistam 4 medalhas de ouro no Prêmio Queijo Brasil 2024!

Aconteceu de 7 a 9 de julho, a 7ª edição do Prêmio Queijo Brasil, concurso nacional que todos os anos avalia a produção das agroindústrias do país. Nesta edição, mais uma vez a empresa Terroir da Vigia, especializada na produção de queijo à base de leite de ovelha, esteve concorrendo com seus produtos. Segundo os proprietários da agroindústria santanense divulgaram

A RECONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE

Gilberto Jasper Jornalista/[email protected] A fase está tão ruim que a menor notícia de que teremos dias de sol com temperatura “amena” já nos enche de regozijo. Dizem que poderemos ter a ocorrência de uma temperatura de 28°C, o que, pelos padrões das últimas semanas, corresponde a uma temporada de verão em pleno inverno. Estamos “apenas” na segunda metade de julho.