qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Como a catástrofe do RS pode prejudicar o turismo na Fronteira?

Secretária do Turismo fala sobre o impacto da catástrofe na atividade econômica da cidade
Parque Internacional Foto: Marcelo Pinto/AP

O Rio Grande do Sul está vivendo a maior catástrofe já registrada na história do Estado, resultando em municípios tomados pelas enchentes e comunidades desabrigadas. Com isso, inúmeras atividades de lazer foram postergadas, dentre elas, o turismo, atividade essencial para a circulação econômica da Fronteira.

Com o cenário que o Estado está vivendo atualmente, ocasionado pela catástrofe climática, como consequência, há a diminuição do fluxo de turistas, pela dificuldade de acesso das estradas, crise financeira instalada e inconveniente momento para a atividade.

Preocupada com o município, Sandra Pontes, secretária do Turismo de Sant’Ana do Livramento, lamentou as vidas que foram levadas e as histórias que foram perdidas e falou sobre o impacto na economia. “Agora teremos que esperar essas águas baixarem, estradas se estruturarem novamente, para termos o real panorama do impacto dos turistas ou não em nossa cidade”, disse.

A secretária explicou que o Turismo é o meio de desenvolvimento de Sant’Ana do Livramento. “Movimenta os postos de combustíveis, hotéis e comércio, auxiliando diretamente na economia da nossa cidade”, declarou Sandra Pontes.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são