seg, 17 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Ministério Público de Livramento atua contra abusos de preços pós-enchentes

O MP já notificou algumas empresas que têm prazo para responder e apresentar a documentação que comprove os aumentos abusivos
Foto: Yuri Cardoso/AP

Em entrevista, nesta sexta-feira (10), o Promotor José Eduardo Gonçalves, do Ministério Público de Sant’Ana do Livramento, explicou a atuação do MP em relação aos abusos de preços após as chuvas e enchentes que estão assolando o Rio Grande do Sul, resultando no maior desastre natural da história do estado. Mesmo não sendo diretamente afetada pela tragédia, a cidade enfrenta desafios logísticos devido aos bloqueios de estradas.

O promotor explicou o que configura abuso de preços conforme o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe os fornecedores de elevarem os preços sem justificativa plausível. Ele destacou que aumentos de preços devido a motivos justificáveis, como maiores custos de transporte em rotas alternativas, são compreensíveis e legais. No entanto, o aproveitamento da tragédia para obtenção de vantagens não é.

O MP já recebeu denúncias e medidas estão sendo tomadas para terminar com estas práticas abusivas. Empresas foram notificadas com o fim de apresentar documentação que justifique os aumentos de preços. O promotor ressaltou que a falta de justificativa para esses aumentos configura abuso, especialmente quando as tragédias ocorrem após a compra dos produtos.

O MP realizará uma reunião com representantes de supermercados e com a fiscalização da Prefeitura, para discutir e resolver estas questões.
As denúncias podem ser feitas pelos canais do MP, como o número (55) 99654-7433 e o e-mail mplivramento@mprs.pm.br.
A fiscalização da Prefeitura pode aplicar multas administrativas, enquanto o MP, se comprovados os abusos, pode instaurar ações civis públicas por danos civis.

Solidariedade em prol do RS

Chegamos aos 80 mil Nessa jornada todos foram extremamente importantes. Nós, voluntários, queremos continuar. As doações pararam… estamos praticamente sem recurso financeiro para compra dos insumos. Estamos com novo pix,  Leda 51998075161 Nos ajuda a ajudar os outros. Obrigada Turma do Cachorro Quente menos