dom, 19 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Fluxo da BR-290 é liberado de Porto Alegre, Santa Maria até Uruguaiana

Ministério dos Transportes abriu caminhos assistenciais para emergências
Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes

O Ministro dos Transportes Renan Filho (MDB) anunciou, na manhã desta quarta-feira (08), que o fluxo da BR-290 está liberado entre Porto Alegre, Santa Maria, até Uruguaiana. Segundo o ministro, o momento é de trabalhar pela preservação da vida, reencontro das famílias e reconstrução do Rio Grande do Sul.

O Governo afirma ainda que está abrindo caminhos assistenciais, onde serão permitidos transporte de alimentos, remédios, oxigênio, combustíveis, resgates e pacientes em ambulâncias.”O trabalho aqui é duro, mas nós estamos aqui com 600 homens trabalhando no Rio Grande do Sul pelo Ministério dos Transportes e 200 equipamentos. Temos tratores de esteira, caçambas, guindastes, para botar de pé a infraestrutura que a água levou e para liberar as pessoas”, comentou Renan Filho.

Para a implantação desta rota emergencial, as equipes do DNIT atuaram dia e noite na reconstrução do bueiro e recomposição do pavimento no km 132 da BR-290/RS, em Eldorado do Sul, e finalizaram a recuperação das cabeceiras do viaduto no km 107 também da BR-290/RS, no acesso ao mesmo município. Importante frisar que a rota emergencial é destinada exclusivamente aos veículos com caráter emergencial, transportando suprimentos e mantimentos para as localidades atingidas, além de dar celeridade às ações de resgate.

 

HERÓIS NA RECONSTRUÇÃO DE PESSOAS

Que força misteriosa é esta que desloca milhares de pessoas dos mais longínquos lugares para ajudar desconhecidos em cidades que jamais visitaram? Qual a origem desta energia capaz de fazer com que um exército heterogêneo abandone moradias, empregos e o convívio com amigos para mergulhar numa missão humanitária nos confins do Rio Grande do Sul? O desprendimento dos voluntários é

Gabriel Souza destacou a parceria e solidariedade da comunidade chinesa nas doações - Foto: Alexandre Farina

Empresas chinesas somam cerca de R$25 milhões em doações ao Estado

A cerimônia de doação das empresas chinesas ao Rio Grande do Sul foi realizada nesta sexta-feira (17/5) com a participação do governo do Estado, do Consulado-Geral da China e da Associação Brasileira de Empresas Chinesas (Abec). Durante todo o ato, que ocorreu de forma híbrida, os chineses que estavam na sede brasileira do Banco da China, em São Paulo, manifestaram