sáb, 5 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Rodrigo Lorenzoni participa de reunião com parlamentares e governo para tratar de medidas emergenciais

Sem atividades parlamentares devido à calamidade pública do RS, na manhã desta sexta-feira (3), o deputado Rodrigo Lorenzoni esteve reunido na Assembleia Legislativa com senadores gaúchos, integrantes da bancada gaúcha na Câmara Federal e colegas parlamentares. O encontro, que teve uma rápida participação do governador e da coordenação da defesa civil, foi realizado para unir esforços, reforçar o foco no resgate das pessoas que estão isoladas em locais de difícil acesso, nesse primeiro momento, e articular ações necessárias à reconstrução do RS.

Entre as principais medidas urgentes estão a busca por aeronaves que possam resgatar vítimas, estruturas para abrigar e acolher quem precisou deixar sua casa e recolhimento e encaminhamento de doações.

Os parlamentares também vão se mobilizar para agilizar a interlocução e a liberação de recursos do governo federal necessários à recuperação da infraestrutura destruída.

Foco está na proteção das pessoas
Assegurar recursos à Defesa Civil, através de projetos de lei e emendas parlamentares, também foi pauta desse encontro realizado no Espaço de Convergência da ALRS.

À tarde, Rodrigo esteve no Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA), onde acompanhou entrevista coletiva do prefeito Sebastião Melo. “A situação de Porto Alegre é similar à do interior, o foco está na proteção das pessoas que estão nas ilhas e em áreas de risco e que poderão ser muito alagadas, principalmente no centro, no quarto distrito e na zona sul. O abrigamento das pessoas que vão precisar sair de casa e as necessidades mais urgentes, tudo deve ser planejado e resolvido o mais rápido possível”, explica Rodrigo.

Feirões de Negócios da Sicredi Essência movimentaram mais de R$ 4 milhões em cinco cidades do Rio Grande do Sul

A Sicredi Essência promoveu, ao longo do mês demaio, uma série de Feirões de Negócios em cinco municípios do Rio Grande do Sul, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento econômico regional. As cidades de Santana do Livramento, Rosário do Sul, Quaraí, Itaqui e Cacequi receberam os eventos, que juntos movimentaram mais de R$ 4milhões em negócios fechados. Os feirões reuniram empresas dos setores