seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Políticas públicas na primeira infância será prioridade do TCE-RS

“Existe grande necessidade de debater as políticas públicas na primeira infância. E nós vamos trabalhar o tema como prioridade para melhorar o desenvolvimento das crianças durante esse período tão importante”. A manifestação foi feita pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, durante a capacitação “Primeira Infância: cuidando do que mais importa”.

O evento realizou-se quinta-feira (25) no auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do RS, em Porto Alegre, e integra o “Projeto Primeira Infância do Tribunal de Contas do RS”. Outro destaque foi a palestra de Halim Antônio Girade, servidor do Tribunal de Contas de Goiânia (TCE – GO), especialista no assunto que evidenciou a necessidade de aplicação de políticas públicas nesse âmbito.

Marco Peixoto afirmou que todos os detalhes da formação da criança – como saúde, nutrição, segurança, proteção e aprendizagem – passam obrigatoriamente por politicas públicas. “A qualidade dessa política tem forte capacidade de impactar a vida adulta de mais de 875 mil crianças do Estado, definindo se terão a vida marcada por fome, criminalidade, problemas de saúde ou por oportunidades e um futuro melhor”, advertiu.

Já Halim Antônio Girade apresentou vídeos e gráficos com estudos que comprovavam que o período dos zero aos seis anos é quando o cérebro mais realiza conexões e aprende mais rápido. Explicou que, quando se garante uma boa qualidade de vida nesse período, há um impacto social no longo prazo.

Também foram apresentados indicadores do Brasil e do Estado sobre a mortalidade materna, partos cesáreos, taxa de exames pré-natal, taxa de mortalidade na infância (até cinco anos) e outros fatores importantes sobre a primeira infância, evidenciando a necessidade de implementar novas políticas públicas.

A atuação na primeira infância é projeto prioritário do TCE-RS para realizar auditorias e avaliar políticas públicas sobre o período dos zero aos seis anos de idade, primeira fase de desenvolvimento humano. O implementado pela Direção de Controle e Fiscalização (DCF), eixo fiscalizatório, e pela Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC), órgão interno de orientação. A capacitação objetivou o aprimoramento profissional e de conhecimento na área da primeira infância para melhorar futuras auditorias e avaliações de políticas públicas a primeira fase de desenvolvimento humano.

Confira a programação da casereada no galpão da Praça General Osório

A Associação Tradicionalista de Sant’Ana do Livramento (ATSL) promove de 15 a 19 de setembro a Casereada Artística e Cultural, evento que integra a programação da Semana Farroupilha 2025. A iniciativa, com entrada gratuita, acontecerá no Galpão da Praça General Osório e tem como objetivo celebrar a cultura, a arte e a tradição gaúcha. A programação inclui uma variedade de

“Pescó” un cohete militar en el arroyo Mangueras en Rivera

Un insólito hecho se registró en horas de la tarde de este pasado sábado 13 de setiembre en el departamento de Rivera. Según información periodística que posee A Plateia en español, en dicha ocasión un hombre se encontraba pescando en el arroyo Manguera, ubicado a la altura del kilómetro 72.200 de Ruta 28 en el interior del departamento de Rivera,