ter, 17 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Fepam emite licença para início das obras de usina de etanol em Passo Fundo

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), por meio da Divisão de Atividades Industriais, concedeu a licença que autoriza o início das obras da usina de etanol da Be8, a ser instalada em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul.

Com investimento estimado em aproximadamente R$ 1 bilhão, a nova planta irá processar 525 mil toneladas de cereais por ano, destinadas tanto à produção do biocombustível quanto à fabricação do farelo DDGS (Distiller’s Dried Grains with Solubles) – subproduto com potencial de uso na alimentação animal. O empreendimento contempla ainda uma linha de produção de glúten vital – concentrado proteico obtido a partir da farinha de cereais.

A Licença de Instalação (LI) foi entregue a representantes da Be8 nesta quarta-feira (24/04), durante ato, em Porto Alegre, com a participação do presidente da Fepam, Renato Chagas; do diretor técnico da Fundação, Gabriel Ritter; da chefe do Serviço de Licenciamento de Atividades Industriais em Implantação (Selai), Annelise Pedroso; e da analista ambiental coordenadora da análise, Helena Petersen. A cerimônia contou ainda com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

“A Fepam acompanha as operações da Be8 desde 2005, quando do licenciamento prévio da sua planta de biodiesel em Passo Fundo. Com essa licença para a usina de etanol entregue hoje, a Be8 agrega mais uma fonte renovável de produção de combustível, que irá se somar à busca por uma matriz energética de baixo carbono no estado”, ressaltou o presidente Renato Chagas.

A fábrica poderá produzir tanto etanol anidro (adicionado à gasolina) quanto hidratado (consumo direto), a partir do processamento de cereais como trigo, milho, triticale e sorgo. A capacidade de produção é de 209 milhões de litros de etanol ao ano, representando 20% da demanda do RS, que hoje depende da importação do combustível.

“Esse empreendimento vai ao encontro dos compromissos ambientais assumidos pelo Estado. Etanol é um combustível que o Rio Grande do Sul tem potencial de produzir e que vai auxiliar na descarbonização da nossa matriz energética”, avalia a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann.

“Nós estamos dando um passo fundamental para o início das obras deste complexo industrial que coloca o Rio Grande do Sul, de uma forma mais intensa, no circuito de produção de etanol. É um investimento alto, com uma geração de empregos significativa, demonstrando que o desenvolvimento gaúcho está cada vez mais engajado com o pilar das energias renováveis”, Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico do RS.

“Seguimos orgulhosos por cumprir mais esta etapa de liberação ambiental, que nos credencia a começar as obras que representam empregos e oportunidade viável de renda ao agricultor com a cultura de cereais de inverno”, destaca Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8.

As primeiras atividades de terraplanagem devem começar até meados de junho. Conforme cronograma apresentado pela empresa, as obras devem durar aproximadamente um ano e meio. A nova fábrica tem previsão de entrar em operação em 2026, sendo necessária, ainda, a solicitação da Licença de Operação (LO) pelo empreendedor à Fepam, última etapa do processo de licenciamento ambiental.

A licença concedida ao projeto da Be8 é a terceira LI emitida pela Fepam a usinas de etanol no estado. As demais estão localizadas em Santiago e Carazinho. Há, ainda, uma Licença Prévia (LP) emitida para Viadutos e uma solicitação de LP em análise junto ao órgão ambiental, prevista para o município de Júlio de Castilhos.

Foto: Alexandre Farina

POR TEXTO: JOYCE HEURICH

Polícia Civil prende homem durante Operação Saqueadores em Livramento

A Polícia Civil, através de agentes da DP de Santana do Livramento, com apoio de agentes da DRACO, DPPA e Brigada Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de indivíduos suspeitos de praticar, em dias e vítimas distintas, dois roubos de valores. Um indivíduo, 48 anos, foi autuado em flagrante por posse de arma de uso restrito e

General Hamilton Mourão através do X (sntigo Twitter)

“A última barbaridade do governo do PT foi querer que o STF impeça o acesso do povo brasileiro à justiça! Agora, após o vergonhoso caso do roubo no INSS, Lula busca judicializar a questão, querendo impedir que as vítimas possam pedir indenizações por danos morais, justa reparação por crimes que ocorreram dentro de uma instituição controlada pelo governo. Vítimas são

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A