O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento inaugurou, na manhã desta quarta-feira (24), o serviço de Leito-Diagnóstico. O projeto-piloto visa agilizar a oferta de exames de endoscopia e colonoscopia através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a diretora do Hospital, Leda Marisa, a demanda deve seguir a fila de exames já estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, o município tem à disposição 10 exames, que são feitos fora do município. “Com essa inauguração, iremos facilitar o diagnóstico, estamos começando efetivamente a operacionalizar esse novo serviço para facilitar a obtenção de exames da nossa comunidade”, explica Leda, destacando que a oferta de Livramento deve subir para 30 por mês.
Durante a inauguração, a prefeita Ana Tarouco (PL) falou sobre o que considera um avanço, já que é o Estado que regula o número de exames. “Hoje, abrimos e deixamos à disposição da comunidade o Leito-Diagnóstico, que é algo criado aqui, inédito, pois é um esforço dessa gestão e organização, porque no fim tudo que importa é o diagnóstico do paciente […] a expectativa é que com nosso alcance, esse projeto também consiga ofertar outros tipos de exames”.
Ana também destacou como a seleção da fila funcionará. “O fluxo do Leito-Diagnóstico é paralelo da fila ordinária que o estado nos oferece, a seleção será feita pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio e orientação médica”.
O vereador Maurício Galo Del Fabro (PL), que participou do evento, frisou que “mais uma vez a inauguração é o resultado da gestão e administração de recursos. Um feito muito importante para Livramento”.