qua, 24 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

Conselheiro Marco Peixoto assume presidência da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul

Na noite de terça-feira (23), na cidade de Santa Rosa, capital da Província de La Pampa, na Argentina, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, assumiu a presidência da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR). O mandato de Peixoto é válido para o biênio 2024/2025.

A posse ocorreu durante a reunião anual do Secretariado Permanente da ASUR, no Tribunal de Cuentas de La Pampa Province, que estava comemorando 70 anos de atuação do controle público.

Na solenidade, o presidente Marco Peixoto lembrou que estava assumindo novamente a direção da ASUR, entidade que abrange os órgãos de controle do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. “Ao retomar à presidência da associação, pretendo trabalhar na ampliação dos Sistemas de Controle da América do Sul,” afirmou.

Eleito presidente, Marco Peixoto agradeceu a confiança depositada em seu nome pelos colegas. Ele também apresentou um plano de trabalho que prevê o convite para que os outros países da América do Sul participem da ASUR, Ainda em sua manifestação, Peixoto citou como exemplo países como Bolívia, Colômbia. “Vou trabalhar forte na promoção do desenvolvimento e integração regional”, finalizou.

O evento contou com a presença do governador da Província de La Pampa, Sérgio Zillioto, além de várias autoridades, como os representantes dos Tribunais de Contas dos países que formam a ASUL.

 

Audiência na Câmara debate monitoramento de redes sociais por órgãos públicos

No dia 24 de setembro de 2025, a Câmara dos Deputados, em Brasília, promoveu uma audiência pública para discutir o monitoramento e o controle de redes sociais por órgãos públicos. A atividade foi organizada pela Subcomissão Especial sobre o Combate à Censura, ligada à Comissão de Comunicação, a partir de requerimentos do deputado Gustavo Gayer (PL-GO). O objetivo foi debater

Em menos de 48 horas, novo relator dá parecer favorável a projeto que extingue taxa do CRLV

Após 18 meses de espera, o Projeto de Lei 599/2023 – que extingue a taxa de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – teve sua tramitação finalmente destravada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do RS. A mudança ocorreu graças à rápida atuação do novo relator, deputado Gustavo Victorino, que apresentou parecer

Mourão critica MP 1.303 e acusa governo de “chantagem orçamentária”

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) voltou a criticar a condução da política fiscal do governo federal. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou que o Palácio do Planalto usa a Medida Provisória 1.303 como instrumento de pressão sobre o Congresso. Segundo Mourão, ao justificar a necessidade de aprovar a MP para não cortar emendas parlamentares, o governo “admite que a