dom, 13 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Operação Balada Segura flagrou 16 condutores embriagados em Livramento

Em um dos casos, o motorista foi levado até a delegacia por cometimento de crime de trânsito
Agente de trânsito Fernando Reppeto (Foto: Gabriela Lopes/AP)

No último final de semana, a operação Balada Segura foi realizada em Sant’Ana do Livramento, resultando no flagrante de 16 condutores dirigindo embriagados e na condução de um condutor à delegacia por crime de trânsito.

Conforme o agente de trânsito Fernando Reppeto, Livramento conta com cerca de 700 condutores com a habilitação suspensa ou cassada, sendo uma parte significativa dessas suspensões relacionadas à embriaguez.

“Precisamos chamar a atenção das pessoas com relação a esses casos de embriaguez […] Infelizmente o nosso hospital está com os leitos cheios, com pessoas com fratura e lesões, vítimas de acidentes de trânsito, que poderiam ser evitados se as pessoas tivessem um comportamento seguro e adequado”, declarou Fernando.

As penalidades para quem for flagrado dirigindo alcoolizado incluem multa de R$ 2 mil e a suspensão do direito de dirigir. Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, mesmo em pequenas quantidades, o álcool é capaz de afetar os reflexos do condutor. À medida que a concentração de álcool no sangue aumenta, também cresce o risco de envolvimento em acidentes de trânsito graves. Isso ocorre devido à diminuição da atenção, à percepção equivocada de velocidade, ao aumento no tempo de reação, à sonolência, à redução da visão periférica e a outras alterações neuromotoras.

A legislação brasileira estabelece tolerância zero para embriaguez ao volante. O limite máximo permitido de álcool no sangue é de 0,04 mg/L, conforme o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Acima desse limite, o condutor é considerado sob efeito do álcool e comete infração de trânsito gravíssima, sujeito à multa, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.
Além disso, a concentração de álcool no sangue igual ou superior a 0,34 mg/L configura crime de trânsito, conforme o artigo 306 do CTB, sujeito a medidas legais mais severas, como detenção do condutor, multa, suspensão do direito de dirigir e outras sanções previstas em lei.

Acidente com três veículos mobiliza socorro no centro de Sant’Ana do Livramento

Na manhã deste sábado (13), um acidente envolvendo três veículos foi registrado no cruzamento das ruas Hugolina Andrade com Brigadeiro Canabarro, no centro de Sant’Ana do Livramento. A colisão ocorreu após o condutor de uma Fiat Strada invadir a preferencial e atingir um Ford Ka que trafegava pela via. Com o impacto da batida, o Ford Ka girou na pista

Caminhão colide com carro e foge do local na estrada Robledo Braz, em Livramento

Um acidente envolvendo um caminhão e um veículo de passeio foi registrado na tarde deste sábado (13), na estrada Robledo Braz, em Sant’Ana do Livramento. Segundo informações apuradas pela reportagem da A Plateia, que esteve no local transmitindo ao vivo, o caminhão colidiu frontalmente com um Fiat Pulse e fugiu logo após o impacto. Apesar da força da batida, os