ter, 29 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Sindicatos Rurais da II Regional da FARSUL discutem reavaliação do ITR

No encontro realizado em Dom Pedrito, o tema proposto pela presidência da entidade foi reavaliar e discutir congelamento dos valores do imposto
Pedido de congelamento do valor do ITR é embasado por prejuízos de desastres naturais

O Sindicato Rural de Dom Pedrito sediou, na manhã de quarta-feira (17), uma reunião da II Regional da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, FARSUL, para discutir vários assuntos pertinentes à classe ruralista, entre eles a proposta de congelamento e reavaliação da cobrança do ITR (Imposto Territorial Rural).
Participaram da reunião: José Roberto Pires Weber – Presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito; Arthur Villamil de Castro – Vice-Presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito; Rodrigo Coradini – Segundo Vice-Presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito; Luis Carlos D’Auria Nunes – Presidente do Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento; Francisco Abascal – Presidente do Sindicato Rural de Lavras do Sul; Pedro Luiz Laureano Brenner – Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel; Geraldo Brossard – Presidente do Sindicato Rural de Bagé e Christian Schievelbein- Presidente do Sindicato Rural de Caçapava do Sul.

Reunião aconteceu no Sindicato Rural de
Dom Pedrito

A reunião foi presidida pelo presidente da Rural de Livramento, que também está à frente da regional da FARSUL. Sobre a questão do congelamento dos valores do ITR, ficou acordado que cada um dos 8 municípios que faz parte da regional, irá dialogar com as prefeituras solicitando que os valores sejam congelados em 2024, por consequência dos prejuízos causados por três anos consecutivos de estiagem e pelo excesso de chuvas em 2023.
Além disso, foi solicitado a cada sindicato que consulte o seu município sobre a forma como o ITR é cobrado, se o cálculo é feito pelo índice do valor da terra nua (VTN), e sobre a obrigatoriedade do cálculo ser feito por um engenheiro agrônomo do município. “Essa situação nos foi proposta pela FARSUL, porque tivemos seca e depois excesso de chuva, e agora estamos enfrentando um período de baixa nos preços das commodities. Então, o que acontece é que seria justo que mantivessem os preços do ITR congelados. Fizemos essa reunião em Livramento, e agora nos tocou para que todos os municípios que fazem parte da II Regional entrem em contato com as suas prefeituras e em comum acordo tenham essa definição. Outra coisa que se pede é que a cobrança do valor da terra nua seja feita somente por agrônomos responsáveis e com CREA”, destaca D’Auria.
Além dessas mudanças, foi proposto também, no encontro, que os valores da sobra do ITR, que são direcionados por lei para a saúde e educação, sejam destinados para a melhoria das estradas rurais.

COMO FICA A SITUAÇÃO EM LIVRAMENTO?

Na manhã de segunda-feira (15), a diretoria da Associação e Sindicato Rural recebeu a Secretária Gisela Alvarez e a equipe técnica do ITR composta pela engenheira agrônoma Liana Carine dos Santos Del Valle e a inspetora tributária Fernanda Carrets, além do engenheiro agrônomo Pedro Lampert representante da ASEAGRO (Associação Santanense dos Engenheiros Agrônomos), para discutir o tema.
A Secretária Gisela Alvarez acenou de forma positiva no que foi proposto e disse que o governo tem buscado, desde o início de sua gestão, manter um diálogo aberto com o setor rural na busca por empregar os valores do imposto rural diretamente em melhorias nas condições de vida da população santanense incluindo, é claro, os moradores do interior com a utilização de recursos na manutenção permanente das estradas rurais. Sobre a reformulação do corpo técnico para avaliação do ITR, a secretária destacou que, recentemente, a Secretaria da Fazenda empossou uma servidora pública para o cargo de engenheira agrônoma justamente para atuar nessas questões.

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.