seg, 22 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital l 20 e 21.07.24
Aplateia Digital l 20 e 21.07.24

Última Edição

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas, naceles, pás e torres de energia eólica, além de conhecerem indústrias da empresa. O foco da agenda era de conhecer fábricas da empresa e buscar investimentos no RS, principalmente na metade sul do estado, onde projetos de parques eólicos estão em desenvolvimento.

A agenda teve início com reunião com o gerente de planta da fábrica da Acciona, subsidiária da Nordex, que produz nacele, componentes que ficam no topo das turbinas eólicas e abrigam o gerador, as engrenagens e os sistemas de controle, e são cruciais para converter a energia do vento em eletricidade. Na sequência, a comitiva se reuniu com Carolina da Silva Marques, integrante do projeto de hidrogênio verde da Nordex. Um projeto que está em fase avançada para produção de combustível limpo através de fontes renováveis, como a eólica, sem emissão de poluentes.

Por fim, a agenda se encerrou com visitação na fábrica de pás, onde a comitiva foi recebida por Ruan Pablo Abinzano, gerente global de qualidade da Acciona/Nordex, e Lenon Neves, engenheiro da empresa. Na visitação à fábrica, puderam compreender a engenharia de produção dos componentes.

Após visitas técnicas, Mainardi sustenta que a metade sul do estado tem capacidade para abrigar indústria de componentes eólicos. “Tenho certeza que temos as condições necessárias, através de uma logística estratégica. Em nosso estado, temos 48 novos projetos eólicos em andamento”, afirmou. “Essas experiências reforçam nossa convicção de que o RS tem todas as condições para se tornar o centro estratégico deste polo de energia limpa que tem se mostrado uma realidade na metade sul gaúcha”, concluiu.

A comitiva integra as ações da Frente Parlamentar Pró-Energia Renováveis, da Assembleia Legislativa do RS, com agenda dividida em duas partes. Além desta, o governador Eduardo Leite, o deputado estadual Frederico Antunes (Progressistas), que também coordena a Frente Parlamentar, viajarão a Hamburgo, na Alemanha, na sede global da Nordex, para reforçar o pedido de investimentos no estado.